Clube do Samba volta à ativa após 38 anos
O Rio de Janeiro presenciará no próximo dia 12/02 (17h às 23h) o ressurgimento do Clube do Samba. Depois de 38 anos o clube volta a se reunir tendo de Diogo Nogueira, filho do fundador João Nogueira, como atração principal e com a participação de novos e antigos sócios. O Clube de Regatas Guanabara, em Botafogo, será o endereço dessa reabertura.
Criado nos anos 70, quando o samba perdia espaço nas rádios, as reuniões quinzenais do Clube do Samba aconteciam na casa de João Nogueira, no Méier. Daqueles encontros nasceram nomes como Zeca Pagodinho, que foi levado por Beth Carvalho, ela’me de reunir nomes importantes do gênero musical como Cartola, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro e Zé Keti.
A reabertura promete agitar o calendário cultural do Rio de Janeiro com uma programação que deve se estender ao longo do ano. Atual diretora do Clube, e filha de João Nogueira, afirma que o desafio é resgatar o legado reunindo bambas que já frequentavam o Clube do Samba aos novos talentos.
A estreia, no dia 12 de fevereiro, terá como convidados de Diogo Nogueira nomes como Noca da Portela, Thais Macedo, Juliana Diniz, Renato da Rocinha, Leandro Fregonesi, Julio Estrela e Inácio Rios. A direção musical é de Mauro Diniz e abre os preparativos para a folia com o lançamento do grito de carnaval do bloco do Clube do Samba. Este ano, o bloco homenageia Ziraldo, que há 30 anos assina as camisas do bloco. Com 8 mil foliões, a agremiação desfila na terça-feira de carnaval, saindo da Rua Santa Clara em direção à Avenida Almirante Gonçalves, em Copacabana. Os ingressos já estão sendo vendidos online.
Nícolas Almeida
Pessoal: Sou primo do Diogo. Sou de Aracaju, com ramificações familiares do João Nogueira pai. Eu e João fomos além de primos muito amigos. Quando de sua vinda por estes recantos eu era o seu cicerone e o acompanhava nas noites fortalezenses. A seu convite estive no Rio em 81, para uma exposição de meus quadros, que tinha a Ângela como madrinha. Depois do repentino passamento perdi contato com a família. Já tentei falar com o Diogo via sua assessoria, mas ainda não deu certo. Também componho e tenho alguma coisa para mostrar ao Diogo. No Clube do Samba – Memorial do João Nogueira – há de existir um quadro meu – Gol do Zico- presente ao grande flamenguista e primo.
Gostaria que me ajudassem a realizar este contato com a família. Abraços e desde já muito agradecido. Fone- 85 – 987829791