Circuito Gastronômico de Favelas do Rio acontece a partir de domingo
Depois de duas edições de sucesso em Belo Horizonte (MG), a partir de domingo acontece o Circuito Gastronômico de Favelas do Rio. Nas edições mineiras o evento reuniu um público de 60 mil pessoas. O Rio de Janeiro foi escolhido pelos organizadores para sediar o evento em novembro por estar passando por um momento crítico. A ideia é contribuir para trazer autoestima e legitimidade aos moradores de comunidades, já tão impactados com a violência.
A produtora cultural Danusa Carvalho e o rapper Flávio Renegado se uniram para consolidar e difundir a identidade gastronômica como patrimônio material das comunidades, reconhecendo o potencial de gerar renda através da valorização e do intercâmbio dos conhecimentos da mão de obra periférica. A gastronomia e os cozinheiros das comunidades são os protagonistas do Circuito Gastronômico de Favelas. O projeto se propõe a perceber a potência da culinária das comunidades, respeitando suas culturas, e verificando a demanda de aprimoramento.
Complexo do Alemão e Andaraí receberão o Circuito Gastronômico de Favelas do Rio dias 18 e 25 de novembro, respectivamente. Durante o dia os cozinheiros apresentarão seus pratos para os visitantes. Além da degustação, haverá shows com o Samba da Vera – roda de samba da comunidade mineira de Alto Vera Cruz, artistas convidados e talentos das próprias comunidades, oficinas, palestras e atividades lúdicas para as crianças. Todo o lucro sobre as vendas dos produtos vai para os atores gastronômicos. O entorno também é amplamente beneficiado (padarias, mercearias, sacolões e pequenos comércios locais). No dia 01 de dezembro acontece a festa de encerramento, no Terreirão do Samba, reunindo todos os participantes do evento em uma grande confraternização. Músicos como Pretinho da Serrinha, João Cavalcanti e Edu Krieger também apoiam o evento.
Circuito Gastronômico de Favelas do Rio
18/11 (12h às 20h) – Alemão
Rua Engenheiro Manoel Segurado
Entrada gratuita
25/11/18 (12h às 20h) – Andaraí
Rua Geribá – Grajaú|Andaraí
Entrada gratuita
01/12 (13h à 0h) – Terreirão do Samba– TERREIRÃO DO SAMBA
Rua Benedito Hipólito, 66 – Centro
R$ 5,00 inteira ou R$ 2,50 meia – a opção de meia entrada inclui doação de 1kg de alimento não perecível ou brinquedo que serão doados às comunidades participantes.
Raquel Pedro de Oliveira
Boa noite eu sou Raquel Oliveira Jornalista e Fotógrafa gostaria muito de Fotografar o evento no dia 1 de Dezembro eu sou moradora da comunidade da vila kennedy e acho muito bacana esse tipo de evento nas comunidades para mostrar que nas favelas tem muita coisa boa.
Otavio Furtado
Oi Raquel, entre em contato com os organizadores.