Cervejarias artesanais são atração no interior de São Paulo
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) se tornou, ano passado, um grande Polo Cervejeiro. As 10 principais cervejarias locais se uniram para fomentar o turismo na região, com a realização de roteiros turísticos pelas respectivas cervejarias.
No tour, que vai além de uma simples degustação, o visitante recebe uma grande carga de informação e experiência sensorial. Da RMC, fazem parte do Polo Cervejeiro as cidades de Nova Odessa, Americana e Valinhos. Expandindo um pouco mais o roteiro das cervejarias além do polo, cidades próximas como Itupeva, também atraem público grande em suas cervejarias.
Nascida em 2016 com espírito jovem e aventureiro, a Cervejaria Campinas traz na bagagem a experiência do Mestre Cervejeiro Carlão, que há mais de 30 anos fabrica e pesquisa cervejas em escala artesanal. Sua premiada linha de cervejas Forasteira é inspirada na escola americana: American Lager, American Amber Ale, American IPA e American Wheat. Com apenas 4 anos de existência, a Landel teve uma de suas cervejas – a session IPA – entre as melhores comercializadas no Brasil. Destaque também para suas cervejas sazonais.
Inspirada nas histórias da máfia no cinema e na velha escola americana, a Mafiosa desenvolveu suas receitas em pequenas panelas na cidade de Valinhos. Produz a Don Drino (IPA Old School), A Noiva (American Wheat), Lawless (Pre Prohibition Lager), Lawless (Pre Prohibition Porter) e a Littlevalley. Em Nova Odessa, a cervejaria Beggren conta com uma moderna fábrica com estrutura de envase e laboratório para testar as cervejas. Produz cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana.
Localizada em Americana, a Kalango Cervejaria oferece da mistura de origens e sotaques, três rótulos: BrasileirIPA, Cacau Stout e ESB (Exímio Sabor Brasileiro). Fundada em 2010, na cidade de Curitiba, a Blondine inaugurou sua fábrica na cidade de Itupeva, em 2014, virando referência em tecnologia de cerveja artesanal no Brasil. Interessados podem marcar tour pela fábrica. Também em Itupeva, a Rofer é um convite aos apreciadores de cerveja artesanal de qualidade. Suas cervejas são fabricadas com água da Serra do Japi, proporcionando uma pureza natural. Possui cinco tipos de cerveja: Pilsen, Vienna Lager, Hefe Weizen, India Pale Ale, Schwarzbier. O tour pela fábrica é feito aos sábados, das 10h às 11h, com duração de 40 minutos.
Quem for aproveitar para conhecer essas cervejarias artesanais, nota com duas opções de hospedagem no interior de São Paulo. O Quality Resort & Convention Center está localizado em Itupeva, a 50 minutos de São Paulo e 30 minutos de Campinas. O resort fica próximo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, em frente ao parque aquático Wet’n’Wild e ao lado do Outlet Premium São Paulo. Já o Radisson Red Campinas apresenta um novo conceito de hospedagem que combina design, tecnologia, música, arte e moda chega à América Latina. O Radisson Red Campinas fica em um dos bairros mais charmosos e sofisticados da cidade, o Jardim Cambuí, e próximo dos principais atrativos campineiros.