Visitando o centro de Hong Kong
O centro de Hong Kong é certamente a pare da cidade que melhor define o destino. Em meio a enormes arranha-céus, lojas de grife, muita luz e agito é possível encontrar verdadeiros oásis da cultura chinesa, com sua tranquilidade dos templos e curiosidades das tradições. É exatamente essa mistura entre o antigo e o novo que faz d Hong Kong um destino tão interessante.
Essa região também é o coração financeiro da cidade, considerada a mais importante para o mercado financeiro na Ásia. Por isso mesmo, será muito comum encontrar estrangeiros, falar inglês e se deparar com grandes marcas mundiais, sejas as instituições financeiras ou lojas. Os enormes prédios, uma das atrações do centro de Hong Kong, são onde ficam as empresas, e alguns chegam até mesmo a ter o nome da instituição financeira que abriga. Aproveite para observar a arrojada arquitetura dos prédios como o Bank of China Tower e o HSBC Bank (que é considerado o prédio mais adepto do Feng Shui em Hong Kong).
Se perca pela Hollywood Road, onde você irá encontrar lojas, restaurantes, galerias de arte e muitas outras coisas interessantes. Observe o contraste também entre o moderno e o antigo e aproveite para conhecer o Templo Man Mo, o mais antigo da cidade. Ao entrar nele (entrada gratuita), você se sentirá por alguns momentos longe de todo o agito que o cerca. Um momento de paz e tranquilidade para ver e admirar a cultura milenar chinesa. Mas não deixe depois de rodar as ruas próximas e observar as tradicionais lojas de chá (pare para experimentar algum) e as feiras que acontecem ao ar livre por todo o centro de Hong Kong. Há também o mid level, uma escada rolante gigante que te dá uma boa visão de cima dessa região e te leva da parte mais central até o Soho, onde ficam os barzinhos e restaurantes mais descolados.
Finalize seu dia no The Peak, de onde se tem a melhor vista de Hong Kong e onde é possível observar do alto tudo que esse destino fascinante oferece. O skyline de Hong Kong é um dos mais famosos e bonitos do mundo, lembrando muito Nova York. Mas o mais interessante é perceber também a privilegiada geografia local, com a proximidade entre o mar e a montanha, que para muitos lembra o Rio de Janeiro (confesso que acho o Rio nesse aspecto bem mais interessante). Mesmo assim, será lá do alto que você verá como Hong Kong é mesmo um destino especial.
Essa é ainda uma região pródiga para quem quer fazer compras. Aliás Hong Kong inteira é assim. As lojas das grandes grifes estão em cada esquina. Seja para comprar ou apenas para observar as tendências, não deixe de ir no The Landmark. É o shopping com as grifes mais famosas – para se ter uma ideia só da Armani existem várias lojas, incluindo uma floricultura da marca – e onde também ficam ótimos restaurantes. Esse shopping é anexo ao The Landmark Mandarin Oriental, hotel onde ficamos hospedados durante a nossa viagem.