Casa 201 e a excelência do trabalho do chef João Paulo Frankenfeld

No prêmio da Veja Rio restaurante foi o grande vitorioso com os prêmios de Melhor Restaurante Francês e Chef do Ano

Chef João Paulo Frankenfeld da Casa 201
Chef João Paulo Frankenfeld comanda o Casa 201, eleito melhor restaurante francês do Rio Crédito: Alex Woloch/Divulgação

“Eu não sabia nem fritar um ovo”. Essa frase dita pelo chef João Paulo Frankenfeld parece impossível ser verdade para quem conhece seu trabalho, não só pelos sabores e técnicas apuradas, mas pelo esforço do eleito Chef do Ano pela Veja Rio em produzir quase tudo que é servido em seu restaurante.

Reserva de hotel na Booking

Após jantar na Casa 201 (Rua Lopes Quintas, 201 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ), eleito melhor restaurante francês da cidade na mesma premiação, um bate papo com o chef revelou frase do início dessa matéria. João diz não acreditar em talento, mas na persistência. Talvez pelo seu passado como jogado de basquete aprendeu que era preciso treinar bastante.

Seja lá qual foi o caminho adotado por ele, fato é que hoje pode ser considerado um “cestinha” da gastronomia. Seu brilhantismo vai além do que percebemos ao degustar seu menu cuidadosamente pensando e modificado a cada estação do ano. Frankenfeld se esmera na cozinha diariamente na busca de ingredientes que serão o fio condutor de suas próximas receitas.

Quando está servindo um menu, em sua cozinha há uma espécie de laboratório onde já vai testando novos produtos que poderão entrar ou não no cardápio seguinte. Detalhista, cuida de todos os processos e produz no restaurante desde os pães servidos na entrada até o chocolate do petit four. Massas, manteiga, sorvete e até os queijos também são artesanais e feitos na Casa 201.

Tamanha excelência é traduzida em menus equilibrados que combinam sabores em perfeita harmonia para um jantar especial. Estar na Casa 201 é igualmente uma experiência exclusiva (são apenas 20 lugares por noite com refeições servidas ao mesmo tempo, a partir das 20h, e com atendimento apenas por reserva) e única na cidade.

O ambiente intimista convida os comensais a se sentirem como que na casa do chef, que não só circula entre a cozinha aberta e o salão, como algumas vezes chega a sentar-se a mesa para conversar. O charmoso e discreto (quase escondido) restaurante é uma descoberta única, mesmo em uma cidade que figura entre uma das capitais gastronômicas do país. Imperdível!

Casa 201
Endereço: (Rua Lopes Quintas, 201 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ)
Horário de funcionamento: terça a sábado, 20 horas (só com reserva)

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *