Caronas compartilhadas são nova maneira de viajar pelo Brasil
Viajar de carro em um país com tamanho continental como o Brasil pode se tornar muito mais interessante a partir de agora. Não só pela diminuição de custos, mas também pela possibilidade de conhecer novos viajantes, a recém lançada plataforma BlaBlaCar promete fazer das viagens de carro uma opção muito melhor.
Presente em 20 países ao redor do mundo, a plataforma disponível em aplicativos para Android e Iphone ou pelo site, reúne mais de 20 milhões de membros. Ela já modificou a maneira como acontecem as viagens de carro, como por exemplo garantido uma média de ocupação de 2,8 passageiros por veículos cadastrados na comunidade contra 1,7 pessoas na média europeia.
O funcionamento é simples, com cadastro feito através da conta no Facebook e um número de celular. O condutor passa a informar então o trajeto, horário de saída, ponto de partida e chegada e número de lugares disponíveis. O passageiro que tiver interesse em pegar carona escolhe o destino e o condutor e faz um pedido de reserva, que deverá ser aceito pelo condutor. Dessa forma as despesas com a viagem são divididas por todos no carro, sendo que a plataforma sugere a participação que cada um deve ter (com base em distância, número e valor de pedágios, e no consumo de gasolina de um veículo médio) e limita a colaboração máxima, garantindo assim que o condutor não lucre com a carona, apenas tenha suas despesas de viagem divididas.
Apesar de pesquisa feita com os membros da comunidade indicar que 80% se inscreveu para gastar menos, 97% continuam utilizando o serviço pela chance de conhecer pessoas novas e ter uma experiência social durante a viagem. Por isso mesmo os membros durante o cadastramento se definem como “Bla”, “BlaBla” ou “BlaBlaBla”, de acordo com a sua vontade de conversar durante o trajeto. A nossa leitora Tatiane Antonovz, que nos falou que já havia experimentado o BlaBlaCar em uma viagem pela Europa quando falamos do aplicativo no nosso Instagram, destacou que a experiência valeu a pena não só pelo questão financeira, mas também pela oportunidade de conhecer motoristas locais que acabam indicando o que fazer na viagem.
Para garantir a segurança de todos os viajantes a BlaBlaCar faz a verificação das informações pessoas dos inscritos, garantindo assim, por exemplo, que as fotos dos membros sejam reais, e após a viagem uma avaliação é feita por condutores e viajantes, sendo incorporada ao perfil de cada membro para que outros membros conheçam seus próximos companheiros de viagem. Usuário frequente do aplicativo, nosso leitor José dos Santos Carvalho Filho lembra que, mesmo optando por sempre viajar acompanhado de um amigo para se sentir mais seguro, teve medo em sua primeira viagem de que suas malas fossem levadas pelo condutor enquanto eles usavam o banheiro em uma parada, mas que ao contrário teve um condutor gentil que ainda os deixou na porta do hotel mesmo com a combinação prévia sendo apenas na estação de trem. Destaca que a medida que utilizou mais vezes o serviço conseguiu relaxar, e comentou que a escolha do condutor através do perfil deixa o carona mais tranquilo – inclusive dá a dica que condutores mais experientes tendem a detalhar melhor o anúncio da carona. Há ainda a possibilidade de condutoras e passageiras procurarem viagens exclusivamente feita com mulheres no carro, bastando procurar entre as opções para o destino o símbolo “Só Para Elas”.
Confira abaixo o vídeo de lançamento do serviço no Brasil e boa viagem!
Elias JUNIOR
Sou de Belém PA e quero dividir viagem e despesas para santa Catarina Joinvile
Luciana A cales
Gostaria de saber sobre viagem para Vila Velha És se tem como levar um cachorrinho de porte médio ele é um doce