Viajando de Business Class da Qatar Airways para Maldivas
Alguns destinos do mundo oferecem menos opções de voos, e em alguns casos a distância até o destino é um dos fatores mais importantes na hora de escolher a companhia aérea. Afinal, muitas horas dentro do avião requer conforto para que sua viagem não se torne cansativa antes mesmo de ter começado. Na viagem que fizemos para Ásia nosso primeiro destino era Maldivas, e escolhemos a Qatar Airways (que experimentamos pela primeira vez) para nos levar até lá. Confira como foi a minha experiência.
Primeiro, a Qatar não possui voos saindo do Rio de Janeiro. Por isso, emiti minha passagem a partir do aeroporto de Guarulhos, de onde segui até Doha antes de chegar a Mali (destino final). Além da quantidade de horas voadas, com uma parada longa em Doha e ainda uma viagem curta inicial entre Rio e São Paulo, o conforto no avião e na espera no aeroporto é essencial para que a viagem comece de uma maneira boa, por isso a escolha da business class da Qatar Airways, que sempre figura entre as mais premiadas do mundo. E o investimento valeu a pena.
Todo o atendimento, desde o momento do check-in, foi primoroso. A equipe da Qatar Airways é muito atenciosa e prestativa, inclusive demonstrando interesse em nos ajudar sobre a questão do comprovante de vacina contra febre amarela (exigido na entrada nas Maldivas), que havíamos esquecido no Rio. Prontamente a companhia aérea nos ajudou a como solucionar o problema (em breve farei um post exclusivo a respeito) e pudemos seguir viagem tranquilos. Mas o grande destaque ficou mesmo pelo atendimento da equipe de bordo, principalmente do primeiro trecho (São Paulo-Doha), que nos recebeu de forma impecável, com direito a uma surpresa a bordo com bolo e champagne para brindar a comemoração do nosso aniversário de casamento que era justamente no dia em que embarcamos.
O primeiro trecho foi feito a bordo de um Beoing 777, com configuração 2-2-2 na classe executiva. Já o trecho entre Doha-Male foi num A330, também com a mesma configuração. Nas duas aeronaves o espaço interno é excelente, com poltronas largas e totalmente reclináveis. Garantindo assim horas de sono com conforto. Outro detalhe é que no momento em que você deseja dormir basta chamar os tripulantes que preparam a poltrona para virar uma cama, colocando a roupa de cama e ainda oferecendo um pijama para você trocar e dormir sem ter que usar a roupa que está viajando.
Aliás o serviço a bordo, como já mencionei, é mesmo um dos grandes destaques. Até as refeições são feitas on demand, ou seja, servidas quando cada passageiro desejar (até mesmo as chamadas refeições principais). O menu é bastante completo, com variadas opções, inclusive opções lights e acompanhado de uma completa carta de vinhos de drinques. Além de saborosa, a comida é servida em louça especial e a rapidez no serviço também chamou a atenção.
O entretenimento de bordo é em TVs com tamanho bom e qualidade excelente, também com bastante opções de filmes, series, jogos, etc. A única ressalva é que no primeiro trecho não era oferecido o serviço de internet a bordo, e no segundo era feito mediante cobrança mesmo para a business class.
Outro fator importante é o acesso às salas VIPs nos aeroportos, que garante conforto durante a escala. Em breve farei também posts a respeito de cada uma delas, mas já destaco que as que frequentamos por conta desse voo são de boa qualidade, principalmente a de Doha que é impressionante.
Resumo
Conforto: As poltronas são totalmente reclináveis e com boa largura, os assentos possuem excelente espaço entre as poltronas.
Atendimento: Um dos grandes destaques da viagem, com atendimento personalizado e de ótima qualidade.
Facilidades: Kit amenidade completo e de qualidade e sistema de entretenimento completo. Arrumação da poltrona pelos comissários na hora de dormir e pijama para uso do passageiro.
Alimentação: Bastante variado e saboroso, acompanhado de ótimo carta de vinhos e drinques, servido on demand.