Afinal, sexo de manhã faz bem?
Especialista explica benefícios e quem costuma querer mais
Acordar com um momento de intimidade é uma boa maneira de começar o dia? O sexo pela manhã pode trazer benefícios para o restante da jornada, inclusive aumentando a produtividade no trabalho, conforme demonstram pesquisas atuais.
Segundo o sexólogo Dr. João Brozino, a atividade desencadeia uma série de resposta hormonais que trazem benefícios para o corpo. “Durante a relação sexual, o corpo libera oxitocina, responsável pela sensação de proximidade e confiança, que atua diretamente no sistema imunológico, reduzindo a produção de cortisol, o hormônio do estresse”, explicou em entrevista ao jornal O Globo.
Estudos afirmam que o sexo pela manhã ajuda a melhorar a circulação, aumentando a oxigenação do cérebro e contribuindo para uma sensação de maior disposição ao longo do dia. Mas para isso a qualidade do sono é fundamental.
Além de diminuir a libido, uma noite mal dormida pode prejudicar a resposta hormonal necessária para que o corpo esteja apto por sexo. “Pessoas que dormem menos de seis horas por noite, por exemplo, costumam ter menor nível de testosterona e níveis mais elevados de cortisol”, o que reduz tanto o desejo sexual quanto a disposição para a prática matinal”, explica o sexólogo.
Quem tem mais vontade de fazer sexo pela manhã, homens ou mulheres?
O especialista afirmou que, de uma forma geral, os homens tem mais propensão a querer o sexo matinal, por conta dos níveis altos de testosterona. Mas ressaltou que as mulheres também têm um aumento da libido pela manhã, especialmente quando têm uma boa noite de sono.
Mas faz um alerta que a qualidade do relacionamento é um fator-chave. Em relacionamentos desgastados o sexo pode se tornar uma obrigação, diminuindo de forma considerável os benefícios da prática.