Visitando a Basílica da Anunciação
Um dos lugares mais visitados do norte de Israel é a Basílica da Anunciação em Nazaré. A grande igreja construída sobre as ruínas da vila onde José e Maria moravam recebe peregrinos e turistas do mundo inteiro. A polêmica se ali teria sido o local que Maria teria sido informada pelo Anjo Gabriel da chegada de Jesus não diminui a sua importância, até porque todo o complexo chama a atenção pela sua grandiosidade em relação aos outros prédios da cidade e pela sua localização, bem no centro de Nazaré.
A atual igreja foi construída em 1969, onde antes estava uma igreja menor da Era das Cruzadas, que por sua vez foi construída sobre outra igreja da Era Bizantina. O atual santuário está dividido em dois andares. No primeiro está a Gruta da Anunciação, local onde se acredita era a casa onde Maria viveu a sua infância. A chegada até o local é impressionante, já que é um espaço amplo sem muito mobiliário, com uma escavação ao centro que dá acesso até a gruta. Já no segundo andar está a paróquia em si, onde são realizadas as missas. Lá é possível ver nas paredes laterais diversas obras de arte enviadas como presente de diferentes países, incluindo o Brasil, sempre relacionadas a imagem da Virgem Maria.
Do lado externo um pátio com a imagem de Nossa Senhora, além de um platô por onde é possível ver as ruínas do restante da vila. É por esse jardim interno que se chega também a Igreja de São José, local onde funcionava a carpintaria do marido de Maria. A Igreja é menor e bem mais simples, mas vale a visita até para entender todo a logística do casal enquanto moraram em Nazaré.
Sobre a polêmica da anunciação em si, alguns acreditam que ela teria acontecido onde Maria buscava água (um local bem próximo). Independente disso a Basílica da Anunciação tem importância tanto pela sua história, já que seria o local onde Maria viveu, quanto pela sua belíssima edificação. O primeiro santuário no local foi construído em algum momento do século IV e continha apenas o altar na Gruta da Anunciação. Depois, uma estrutura maior foi encomendada pelo imperador romano Constatino I, que ordenou que sua mãe fundasse igrejas nos principais pontos da vida de Jesus. A segunda igreja foi construída na época das Cruzadas, logo após a conquista de Nazaré por Tancredo da Galileia. Em 1620 os franciscanos que tomavam conta do local tiveram permissão para a construção de uma pequena estrutura no local, depois da destruição total da antiga igreja pelo exército Mameluco. Somente em 1730 uma nova igreja começou a ser construída, sendo demolida em 1954 para a construção da atual Basílica, que é o maior santuário cristão do Oriente Médio.
Nossa viagem para Israel foi feita em parceria com o Mysimtravel, que nos manteve conectados o tempo todo!
Nei Renato Cogo
Foi uma visita inesquecível. Uma verdadeira graça de Deus termos a alegria e a honra de conhecermos o reitor desse local santo, Frei Bruno, um homem abençoado.
Ianaie
Olá, vcs foram de Israel para Nazaré? Como? Foi difícil? Obrigafa
Otavio Furtado
Oi Ianaie, Nazaré fica dentro de Israel. Por isso é bem tranquilo de visitar.
Fomos de carro alugado, mas existem também muitas day trips com empresas que fazem esse destino.