Bar Raval: um pouco da Espanha em Berlim
Estava um dia assistindo a algum programa no GNT e em uma entrevista o Daniel Brühl comentava sobre sua carreira e em determinado momento comentou sobre ser um dos donos de um bar de tapas em Berlim, o Bar Raval. Como estava com viagem marcada para Berlim dois meses depois, anotei o nome, busquei o endereço e quando estive na capital alemã em agosto de 2013 fui conhecer o bar.
Para quem não sabe, o Daniel Brühl é um ator alemão de origem espanhola, nascido em Barcelona. Ficou famoso por filmes como “Adeus, Lênin”, “Bastardos Inglórios” e mais recentemente interpretando Niki Lauda em “Rush”. Na entrevista ele dizia que a ideia de montar o bar surgiu justamente de sua origem espanhola e por ter morado bastante tempo na Espanha. Porém, não é muito fácil encontrar Daniel lá, seu sócio Atilano Gonzales é que encabeça mesmo o negócio.
O bar abriu em 2011 e está localizado no bairro de Kreuzberg, próximo ao Görlitzer Park, na esquina da Lübbener Strasse. Existem algumas mesas do lado de fora, mas optamos por ficar do lado de dentro. A decoração é bem moderna, simplista e aconchegante, com mobiliário de madeira e banco coloridos. O atendimento é bom, no padrão alemão de ser.
O cardápio de tapas é bem variado, sendo que existe um cardápio com os clássicos e uma outra parte que muda de tempos em tempos. Pedimos uma garrafa de vinho rosé espanhol para acompanhar a comida. De início pedimos uma tábua de Tapas Frias que veio com: salada russa, queijo machego, jamón serrano, chorizo ibérico e pan con tomate.
Para duas pessoas foi uma boa porção, mas quisemos provar mais coisas. Pedimos por recomendação da garçonete o Pulpo a feira (polvo com batatas).
Como a cozinha é vedada com um vidro, da mesa de onde estávamos conseguíamos ver a confecção dos pratos e como o que mais saía era a tábua de Tapas Calientes, acabamos pedindo também. Na tábua veio: patatas bravas, pimentões del Padrón, almôndegas, línguiça e bolinhos de bacalhau. Tudo uma delícia.
Duas coisas me chamaram atenção: até a senha da wi-fi do bar remetia à Espanha: era Penélope Cruz, em homenagem à atriz; a outra foi o banheiro com uma parede inteira de postais que achei incrível.
Foi um fim de tarde bem agradável no Bar Raval, comemos bem e a conta para os dois, incluindo serviço deu €60.
Endereço: Lübbener Straße 1 – estação de metrô mais próxima Schlesisches Tor (U12)