8 entre cada 10 brasileiros acreditam que a autoestima está ligada ao corpo
32% dos entrevistados afirmaram ter vergonha de exibir seus corpos em público
Estudo realizado pela consultoria Dubu, especializada em estratégia para marcas e negócios, comprovou a importância da aparência para os brasileiros. Segundo 86% dos entrevistados a autoestima está relacionada a seu corpo. Mais que isso, 6 entre cada 10 entrevistados afirmam que são as responsáveis pela sua má relação com o corpo.
Surpreende que metade acreditam que as pessoas não precisam se preocupar em ter corpos magros, já que 32% afirma ter vergonha de expor seus corpos em público. Inclusive 58% dos entrevistados falaram que podem melhor sua aparência condição física.
Julia Guilger, sócia e confudadora da consultoria, alerta como elementos como publicidade e manipulação de imagens influenciam a percepção da população em geral:
Apesar dos esforços e movimentos sociais recentes em favor da naturalização dos corpos, temas como a magreza ainda são protagonistas na nossa sociedade, trazendo pressão sobre as pessoas e estabelecendo uma única visão sobre corpos e belezas comuns.
Foram feitas 500 entrevistas quantitativas com pessoas de todo o Brasil, de ambos os sexos, com idades entre 16 e 50 anos. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.