Atelier des Lumières: A mais nova atração de Paris oferece imersão na arte
Em uma cidade conhecida por ter famosos museus e centros culturais, sempre listados entre os melhores e mais visitados do mundo, Paris não parar de surpreender. Desde abril de 2018 a capital francesa oferece mais uma atração: Atelier des Lumières. O grande diferencial desse centro cultural é trazer uma maneira diferente de apreciar a arte, em uma experiência imersiva e interativa que une projeções e som. Quando estive recentemente em Paris não puder deixar de conferir essa que já está se tornando a mais nova atração querida da “cidade luz”.
O Atelier de Lumières está localizado em um enorme galpão de 3.300 metros quadrados que originalmente funcionava para a fabricação de peças fundidas de ferro para a navios, trens e motores a diesel. Criada em 1835, a Fundação Chemin-Vert se destacou pela utilização de um ferro fundido mais resistente e por isso prosperou até 1935, quando a competitividade com novos matérias e a crise economia mundial forçaram o fechamento da empresa. Entre os anos 2000 e 2013 o espaço ficou completamente subutilizado, até que foi descoberto por Bruno Monnier, que imediatamente teve a ideia de criar um centro de arte digital em Paris, nos moldes do Carrières de Lumières aux Beaux-de-Provence, também desenvolvido por ele. Cinco anos depois, em abril de 2018, é inaugurado o Atelier de Lumières com duas exposições imersivas.
Na grande sala onde todos são convidados a circular, 140 projetos de vídeos e um sistema de som especializado promovem um verdadeiro espetáculo imersivo, onde, literalmente, do chão ao teto as obras de arte são projetadas e os visitantes interagem e se sentem parte delas. O movimento de grandes obras de arte ao som de clássicos da música transformam o que antes era apreciado apenas de forma estática em uma viagem artística.
Desde a abertura, até o dia 06 de janeiro de 2019, a exposição “Hundertwasser, nos degraus da Secessão de Viena” é uma imersão na obra de Friedensreich Hundertwasser. O artista abandona a perspectiva em favor de planos de sucessão traçando formas irregulares. As projeções são uma explosão de cores em uma espiral infinita. Mas a grande atração é mesmo a mostra que homenageia o centenário da morte de Gustav Klimt. O ouro e os motivos decorativos característicos de suas obras estão presentes nessa exposição que destaca o período áureo do artista, seus retratos e suas paisagens. Há espaço também para obras de outras artistas vienenses que se inspiraram em Gustav Klimt, como Egon Schiele e o próprio Friedensreich Hundertwasser.
Um programa imperdível para quem estiver em Paris, mesmo após a data das primeira exposições, já que o Atelier des Lumières anuncia uma intensa e interessante programação. Com o enorme sucesso desse novo centro cultural em Paris, o ideal é fazer a compra antecipada do seu ingresso online. O valor é de 14,50 euros (sendo que crianças e acima de 65 anos tem preço diferenciado).
Nossa viagem para Paris teve os apoios do Mandarin Oriental Paris, do receptivo Vip Turismo e do chip internacional Mysimtravel.
Atelier des Lumières
Endereço: 38 rue Sain Maur 75 011 Paris
Site: https://www.atelier-lumieres.com/fr/home
Horário de funcionamento: Segunda a quinta (10h às 18h), sexta e sábado (10h às 22h) e domingo (10h às 19h).