Como preparar uma mala para viagem de moto
O mototurismo vem despontando como opção para os amantes de motocicletas. Além do espírito aventureiro, é preciso ter uma organização para ter mais liberdade e autonomia para curtir a viagem de moto. Consultamos duas mulheres que estão encarando uma jornada de 28.000km até Milwaukee (EUA), que nos deram dicas do que levar na mala em viagem de moto.
Se para quem vai viajar de avião as dúvidas de o que levar na mala já são comuns, imagina para quem vai encarar uma primeira viagem longa de moto? A dupla Ana Pimenta e Ana Sofia estão encarando uma jornada de 28.000km para celebrar a vida e os 115 anos da Harley-Davidson. Elas compartilham as dicas para que os “marinheiros de primeira viagem” identifiquem o que é importante colocar na mala de acordo com o perfil e a rota.
Primeiro, o ideal é fazer uma lista e reavaliar cada item para destacar o que é importante. Capacete, luvas e bota são itens básicos para os motociclistas e são listados como bagagem. Itens para higiene pessoal podem ser calculados para determinados períodos ou só até a parada em alguma cidade, loja ou hotel onde possam ser repostos. Os itens básicos para o motociclista também contam como bagagem, pois ocupam espaço – Extensor, reparador de pneu, bombinha para calibrar, por exemplo, são conhecidos pelos motociclistas e indispensáveis para a manutenção da moto na estrada.
Outra dica é separar o roteiro por pequenos blocos e levar roupa suficiente para aquele período. As duas motociclistas levaram roupa para uma semana, já pensando em paradas na lavanderia. Lavar duas ou três peças na pia do hotel, às vezes, ajuda muito. Optar por peças “coringa”, independente do roteiro ou época do ano da viagem é uma excelente alternativa. Peças feitas com tecidos inteligentes, como as “segundas peles” para o frio ou as que deixam a pele respirar e dissipam o calor acabam ocupando menos espaço e ajudam demais os motociclistas. Capa de chuva, chaparrera, colete frio são outras peças muito úteis.
Um ponto a considerar é o porte da moto e qual a maneira mais confortável que cada um leva sua bagagem. Com o passar dos dias o cansaço é inevitável e o peso na moto faz diferença, por isso, o controle do peso da bagagem não deve ser esquecido.