Rodando a Alemanha de bicicleta

A chegada do verão europeu convida todos a fazer atividades ao ar livre. Para moradores e turistas é a época perfeita para aproveitar as mais de 200 rotas de longa distância e conhecer a Alemanha de bicicleta. Os trajetos passam por castelos, vinícolas, antigas fronteiras imperiais e muitas florestas, deixando o passeio ainda mais especial.

A tradição do ciclismo é tão forte no país que existem, inclusive, acomodações dedicadas aos ciclistas ao longo das rotas. Trata-se de estabelecimentos tipo Bed & Bike, que atendem as necessidades específicas dos viajantes que exploram as paisagens naturais do país sobre duas rodas.

Uma das rotas mais incríveis para conhecer melhor o território é a D3 / Eurorota R1. Premiada com três estrelas pela Federação dos Ciclistas Alemães, atravessa o país ao longo de seus 960 quilômetros. Das colinas de Weserbergland ao campo de Fläming, passando pelos rios Weser, Saale e Elba e por sete Patrimônios Mundiais da Unesco, como a cidade Bauhaus de Dessau, e termina a 85 quilômetros de Berlim.

Para os apaixonados por vinhos – e que gostam de trilhas mais desafiadoras, com ocasionais subidas íngremes –, a Rota do Vinho Alemão começa em Schweigen-Rechtenbach e termina quase 100 quilômetros depois, em Bockenheim. Ao longo do caminho é possível encontrar tabernas e adegas e saborear os excelentes vinhos e a culinária locais. Para descansar à sombra, visite a Floresta do Palatinado, uma das maiores reservas naturais alemãs.

Uma tendência no mundo do ciclismo é o uso de bicicletas elétricas, as chamadas e-bikes. Em outra trilha de destaque na Alemanha de bicicleta, a rota de Stuttgart com 400 quilômetros de extensão, é possível passar pelos Alpes da Suábia e pelas regiões vinícolas do io Neckar, além da antiga fronteira do império romano. Ali, e-bikes são bem servidas por uma excelente infraestrutura especializada, incluindo lojas de aluguel e estações para carregar as baterias.

Escolha a sua rota preferia e aproveite para conhecer esse país incrível de uma maneira diferente.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *