Afinal, água com limão emagrece?

Hábito de tornou rotina para muitas pessoas nos últimos tempos

Água com limão emagrece
Especialista explica os benefícios do hábito Crédito: Divulgação

Nós últimos tempos as dicas para emagrecer ganhou uma nova queridinha: água com limão em jejum. Segundo as fontes o hábito acelera o metabolismo, ajuda a queimar gordura, elimina toxinas e, claro, emagrece. Mas isso funciona de fato? Conversamos com o nutrólogo Dr. Ronan Araujo para esclarecer.

Reserva de hotel na Booking

O limão é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, e também possui compostos que ajudam a combater inflamações no corpo. Além disso, pode tornar a água mais interessante, ajudando muitas pessoas a se manterem hidratadas, o que regula o metabolismo e melhora o funcionamento do corpo como um todo.

Embora o limão tenha muitos benefícios para a saúde, como fortalecer a imunidade e melhorar a digestão, não há evidências científicas que provem que ele atue diretamente na queima de gordura. Para o especialista a sensação de leveza que muitas pessoas relatam ao adotar esse hábito se deve a fatores como a hidratação, que ajuda a evitar a retenção de líquidos e melhora o funcionamento do intestino, a saciedade, embora seja mais um efeito psicológico vido do sabor cítrico, e a substituição de bebidas calóricas.

Ronan explica ainda que não há comprovação científica de que o limão tenha algum efeito significativo no metabolismo. “O que realmente pode acelerar o metabolismo é a combinação de uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios”, explica. Porém ele lista alguns benefícios do hábito:

  • Hidratar com um toque a mais: Muitas pessoas têm dificuldade de beber água pura. Adicionar um pouco de limão torna a bebida mais saborosa e ajuda a aumentar o consumo diário.
     
  • Melhorar a digestão: O limão tem compostos que estimulam a produção de bile no fígado, facilitando a digestão de gorduras e proteínas. Por isso, muitas pessoas sentem menos inchaço ao consumir a bebida.
     
  • Fornecer antioxidantes e vitamina C: Ajudam a combater os radicais livres, promovem uma pele saudável e dão um impulso ao sistema imunológico.

Ele ressalta ainda que algumas pessoas, porém, deve evitar. É o caso de quem tem dentes sensíveis, já que o ácido cítrico pode corroer o esmalte dos dentes com o tempo, e pessoas com com gastrite, úlceras ou refluxo gastroesofágico que podem sentir desconforto com o consumo frequente de água com limão, especialmente em jejum.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *