Abbey Road: Visitado a faixa de pedestre mais famosa do mundo
Uma visita a Londres só está completa para os fãs dos Beatles com uma visita (e claro uma fotografia) na famosa faixa de pedestre da Abbey Road. O passeio não leva muito tempo, já que não há muito o que fazer por ali, mas é uma dica imperdível para quem curte o quarteto de Liverpool. Neste post contarei algumas curiosidades sobre a capa do disco que fez com que a faixa de pedestre da Abbey Road ficasse mundialmente famosa, como chegar até lá e o que fazer quando estiver visitando o local.
A história
Abbey Road foi o 12º disco lançado pelos Beatles e é o álbum mais vendido do grupo. Lançado em setembro de 1969, leva o mesmo nome da rua onde fica o estúdio em que foi gravado (a poucos passos da faixa de pedestre). Apesar de ter sido o penúltimo disco lançado pelo grupo, foi o último a ser gravado, já que o seguinte “Let It Be” teve suas músicas gravadas meses antes da sessões para Abbey Road. Após as desastrosas sessões de gravação de “Let it Be”, Paul McCatrney sugeriu que esse álbum fosse gravado “como nos velhos tempos”, ou seja, gravado ao vivo. Para muitos críticos a não gravação de forma individual, gerada pelas brigas que começavam a ganhar volume, resgatou a alma que fez do quarteto o sucesso mundial.
A famosa fotografia da foto do álbum foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road no dia 08 de agosto de 1969 por Iain Macmillan, em uma sessão que durou 10 minutos onde foram feitas seis fotos. Paul McCartney que deu a ideia da capa foi o responsável pela escolha da foto. O fusquinha que aparece na foto está atualmente no museu da Volkswagen, em Wolfsburg (Alemanha) e o homem de pé na calçada a direita – Paul Cole – é um turista dos Estados Unidos que só se deu conta que estava sendo fotografado quando viu a capa do álbum meses depois.
A lenda
Curiosamente a foto acabou resultando em uma lenda que Paul estaria morto, vítima de um acidente de carro em 1966. Segundo a lenda a capa do disco teria pistas que comprovariam a teoria: Paul é o único descalço (embora o artista afirme que estava assim pelo calor que fazia no dia, fazendo com que ele não aguentasse nada nos pés); fora de passo com os outros e tem um cigarro na mão direita apesar de ser canhoto. Para quem acredita na lenda os Beatles teriam um simbolismo na capa: John de cabelos compridos, barba e vestido de branco seria a figura do padre; Ringo de terno preto seria o responsável pelo funeral; George de jeans e camisa de trabalho seria o coveiro; e Paul de terno, mas descalço, seria o morto.
O que fazer em Abbey Road
Certamente o que você fará em Abbey Road será conhecer a famosa faixa de pedestre. Será também praticamente impossível não querer tentar reproduzir de certa forma a clássica foto. Para isso alguns detalhes devem ser observados: O ideal seria ter junto mais três pessoas para compor a foto por completo, mas mesmo sendo o único a aparecer (isso requer paciência pois sempre há bastante turistas tentando fazer a mesma foto) é preciso atravessar a faixa do lado onde fica os estúdios em direção ao que leva até a estação de metrô mais próxima (leia abaixo como chegar em Abbey Road). O fotógrafo tem que estar posicionado olhando para a parte da rua onde fica o estúdio.
Será preciso muita paciência se você quiser fazer a foto sozinho atravessando e com poucos carros aparecendo. Mas o resultado final pode ficar bem interessante. Vale lembrar que é uma faixa de pedestres sem sinal, ou seja, na verdade não é para ficar parado no local fazendo fotos. Inclusive para melhor posicionamento, o fotógrafo terá que ficar literalmente no meio da rua. Tome cuidado! Faça mais de uma tentativa e certamente você conseguirá uma foto como deseja.
A poucos passos da faixa de pedestre está o estúdio onde foi gravado o álbum. Apesar de não poder ser visitado, as paredes do estúdio estão cheias de mensagens deixados pelos fãs (leve um pilot para deixar a sua também). Ao lado existe uma loja do Abbey Road Studios ontem na entrada uma timeline conta a história do local. Além de lembranças, lá dentro é possível ver fotos históricas de outros grande artistas que também gravaram ali.
Que esteve no local na manhã de 23 de julho de 2018 teve uma grande surpresa. Paul McCartney visitou o local e também fez a sua caminhada pela faixa de pedestre. Quem sabe você não dá sorte de encontra-lo em uma próxima vez?
Como chegar a Abbey Road
Essa parte é muito importante. Apesar de ter uma estação do DLR com o nome de Abbey Road, ela fica a mais de 15km do local. Para chegar a Abbey Road no ponto onde está a famosa faixa de pedestre e o estúdio de gravação a melhor maneira é usar a Jubilee line e saltar na estação St. Jonh´s Wood. Depois é seguir um pouco adiante (há boa sinalização e o fluxo de pessoas também é uma boa dica) até chegar a faixa de pedestre que todos querem conhecer.
Nossa viagem para Londres foi a convite do Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do chip internacional Mysimtravel e dos hotéis The Westbury Mayfair e Shangri-la London.