Ministério do Turismo recebe entidades e empresários para discutir turismo LGBTQIA+
Encontro foi organizado pela IGLTA, principal entidade do turismo LGBTQIA+ mundial
A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, recebeu hoje (26/07) entidades e empresários do turismo LGBTQIA+ para discutir o segmento. O objetivo do encontro foi alinhar objetivos do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.
Entre os assuntos pautados na reunião estava a necessidade de mapear a demanda e oferta do turismo LGBTQIA+ brasileiro por meio da Rede de Observatórios de Turismo. Essa identificação busca gerar dados cruciais sobre o setor para orientar viajantes, operadores turísticos e destinos sobre o potencial desse mercado.
Também foi abordada a necessidade de apoiar o desenvolvimento de produtos e experiências turísticas voltadas para o público LGBTQIA+, ampliando os canais de distribuição e comercialização. A qualificação e formalização de profissionais e prestadores de serviços turísticos também foram discutidas para aprimorar o atendimento e acolhimento desses viajantes.
Clovis Casemiro, representante da IGLTA no Brasil celebrou o encontro que chamou de “dia histórico para o turismo LGBTQIA+ em nosso país”. Alex Bernardes, idealizador da LGBT+ Turismo Expo, também participou da reunião e teve seu evento citado como um dos que devem receber investimentos do ministério para a promoção desse setor no Brasil.