Tudo sobre acessibilidade no Rock in Rio

Além de banheiros adaptados, palcos com plataformas elevadas e filas preferenciais, festival investe em espaço e kit sensorial para que pessoas neurotípicas aproveitem os shows de maneira segura

tudo sobre acessibilidade no rock in rio
A Sala Sensorial fica na Rota 85, perto da entrada oficial do festival Crédito: Amanda Santiago/Maior Viagem

O Rock in Rio tem um grande propósito: fazer com que a Cidade do Rock seja uma experiência vivida por todos! Com isso, o plano de acessibilidade do festival visa deixar a experiência da pessoa com deficiência (PCD) mais segura e confortável possível, além de também focar em atender os outros públicos que precisam de atenção especial.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o Rock in Rio

Muito além de garantir ingressos específicos para esse público, o Rock in Rio conta com banheiros adaptados, palcos com plataforma elevada, filas preferenciais e, este ano, a grande novidade é a sala e o kit sensorial para pessoas neurotípicas curtirem o festival da melhor forma possível com o acompanhamento profissional de terapeutas ocupacionais. Para ter acesso a todo sistema de acessibilidade do Rock in Rio, é necessário realizar um pré-cadastro antes e vamos contar tudo para você!

Para o Rock in Rio, fazem parte deste público: pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, síndromes variadas e mobilidade reduzida, além de idosos, pessoas com obesidade, gestantes e também lactantes.

Tudo sobre o pré-cadastro

Feito no site oficial do Rock in Rio, é preciso preencher o pré-cadastro de todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários e que gostariam de ter acessos aos serviços de acessibilidade. É importante frisar que mesmo que a pessoa tenha comprado ingresso PCD, o pré-cadastro continua sendo obrigatório!

Fez o pré-cadastro? Agora, o próximo passo é ir até a Central de Acessibilidade, que fica logo na entrada do festival e próxima à Rota 85, ao chegar na Cidade do Rock, onde a pessoa será identificada. Precisa portar documento original com foto para receber uma pulseira que dá direito aos serviços especiais, além de apresentar laudo/CID para comprovar a condição médica. Cada pessoa recebe ainda apenas uma pulseira de acompanhante por pessoa.

tudo sobre acessibilidade no rock in rio
Plataforma elevada em frente ao Palco Sunset Crédito: Amanda Santiago/Maior Viagem

Quais são os serviços disponíveis

Além de ter direito a filas preferenciais, é possível ainda ter direito a um espaço de estacionamento gratuito para pessoas com deficiência. Embora seja limitado, é preciso enviar um e-mail para estacionamentopcd@rockinrio.com informando o nome, o dia que irá ao Rock in Rio, CID, documento oficial de estacionamento vaga especial do governo federal e justificativa.

Outro item é a cadeira motorizada, retirada também na Central de Acessibilidade e também sujeito à disponibilidade. Há também cadeiras manuais, retiradas no mesmo lugar. Mapa tátil, cardápios e shows nos palcos Mundo e Sunset com audiodescrição também são alguns dos serviços disponíveis.

Na Cidade do Rock, vai ser possível também ter acesso a mapa tátil, banheiros adaptados e unissex, suporte para cão guia, tradução dos shows em libras nos telões do Mundo e Sunset, intérpretes em libras para atendimento geral em pontos-chave do festival, geladeira para armazenar insulina e outros medicamentos, além do Cordão de Girassol Oficial para identificar público com deficiências ocultos.

Um dos destaques é o Espaço Sinta o Som, que fica em frente ao palco Mundo e Sunset, para que a vibração da música seja sentida e reverberada por todo o corpo. Para ter direito a esse espaço, é necessário retirar uma pulseira específica, a “Sinta o Som”.

Novidade da edição: Sala Sensorial

tudo sobre acessibilidade no rock in rio
A Sala Sensorial é um ambiente projetado pelo Espaço Integrando, de Niterói, e conta com terapeutas ocupacionais habilitados Crédito: Amanda Santiago/Maior Viagem

Lançamento nesta edição pelo Espaço Integrando, de Niterói, a Sala Sensorial foi criada para que o público conseguisse manter um estado de regulação sensorial e interação durante todo o evento. Projetada para atender todas as pessoas, a novidade foi criada principalmente nas pessoas que possuem Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), comum em pessoas neurotípicas. O ambiente conta ainda com uma equipe especializada de terapeutas ocupacionais da para garantir que as pessoas sejam assistidas da forma devida dentro da sala, o que é fundamental.

Além disso, outra novidade é o kit sensorial distribuído para pessoas que sejam sensíveis a estímulos intensos, como luzes brilhantes e ruídos altos. Dentro dele, vem abafadores de ouvido, brinquedos stim toys ou figgets, que ajudam a reduzir ansiedade e estresse, sem contar nos óculos escuros.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *