Quer saber onde ficar em Santorini? Eu escolhi ficar em Oia.
Como viram no post que fiz sobre minha viagem para Santorini (clique aqui para ler mais respeito), depois de muito pesquisar decidi ficar em Oia (se pronuncia Ia), uma das localidades da ilha. A escolha não podia ser melhor, já que considerei essa a parte mais interessante. Desde as lojinhas e restaurantes por perto, que podemos fazer a pé, até mesmo o visual deslumbrante para a caldeira compensam pagar um pouco mais para ficar em um dos hotéis que têm por lá.
Os preços dos hotéis variam muito, e dependendo do quanto você puder gastar com hospedagem, vale ficar de olho no custo x benefício. Os hotéis que ficam mais próximos da estrada são mais baratos, mas não tem a vista deslumbrante da caldeira dos que ficam na encosta rochosa. Mas atenção, outra parte importante é observar que muitos hotéis o carro não te deixa na porta. Além de andar pelas ruas de pedestres com a mala, em muitos casos serão alguns lances de escada descendo e subindo com o peso até a recepção (dica: mande e-mail para o hotel perguntando se eles oferecem serviço de maleiro nesse caso). Na chegada eu não tinha ideia de que seria assim e desci uma escadaria com uma mala pesada, mas depois na volta descobri que o hotel oferecia alguém para carregá-las.
Pesquisando os hotéis disponíveis no local fiz a reserva no La Perla Villas. Não era o mais luxuoso dos que tinha visto, mas estava valendo pelo preço e localização. O charme dos quartos acompanharem também a formação rochosa do local – você fica como se fosse em grutas dentro das falésias – também se mostrou um atrativo a parte. Embora depois esse fator acabou sendo um dos pontos negativos, graças ao banheiro apertado e baixo e a cama que era bastante dura (pra quem está querendo conforto é um ponto bem negativo). Mas, no todo o hotel me agradou, principalmente pela atenção dos funcionários (que deram ótimas dicas de como aproveitar bem a cidade), pela vista deslumbrante da varanda do quarto (local aliás onde eles servem o seu café da manhã de forma privativa) e pela piscina que também era boa.
Outro fator positivo é que o mesmo fica bem perto da parte de onde o taxi ou ônibus te deixam, e isso faz a diferença já que alguns têm que andar mais para chegar. Além disso, para a noite era fácil sair a pé e curtir as lojas e restaurantes (tinham vários deliciosos) por perto. Além da facilidade de estar próximo ao porto de onde sai os passeios de barco pelo arquipélago e a poucos minutos de caminhada da ponta de onde se tem a melhor vista do pôr do sol – confira no mapa abaixo onde ficam os hotéis e onde ir para assistir o fim de tarde (para maiores informações sobre o que fazer em Oia clique aqui).
Já se você estiver com mais dinheiro, sugiro ficar no hotel que dava pra ver da piscina do meu. O Canaves Oia Hotel me pareceu um luxo só, mas prepare o bolso. Já se seu problema é passar pelas escadas antes da recepção, uma opção também próxima é o Atrina Traditional Houses, com um bom custo x benefício.