Influenciadores dão dicas de livros de viagem
Se viajamos através das páginas de um livro, neste momento que estamos vivendo a literatura tem sido grande aliada para nos manter viajando por aí. Hoje, Dia Mundial do Livro, convidamos alguns influenciadores para dar dicas de livros de viagem. Embarque nessa!
Algumas vezes o influenciador gosta tanto de literatura que acaba lançando seu próprio livro. É o caso da Claudia Liechavicius, que lançou o Quer Viajar – O que você precisa saber para se tornar um viajante. “Colocar os pés na estrada renova minha energia, me transforma numa pessoa mais leve, melhor e mais livre”, nos contou a autora. A ideia do livro surgiu para inspirar outras pessoas a saírem da zona de conforto para encarar as experiências transformadoras que uma viagem traz.
Este livro também foi a dica da Ju Nakad, que afirmou que foi o último livro que a fez viajar mundo afora. “A minha amiga Claudia escreve de uma forma leve sobre vários destinos-sonhos que estão no meu radar. Uma verdadeira viagem sem sair de casa”, comentou.
Outra influenciadora que recentemente se aventurou como autora foi a jornalista Renata Araújo. Ela que lançou o guia 50 passeios – Rio de Janeiro nos indicou um livro sobre outra cidade que ela ama, além do Rio. Paris é uma festa se passa na década de 20 e tem como cenário cafés, ruas, hotéis e outros pontos típicos da capital francesa, em uma época de efervescência cultural. “Com a impossibilidade de irmos para a Europa, é animador voltar ao passado e acompanhar as festas, encontros e andanças do jornalista Ernest Hemingway pela minha cidade preferida no mundo”, indicou.
Aliás, as paixões pelos destinos parecem mover o gosto dos nossos influenciadores convidados sobre os livros de viagem. Naira Amorelli é apaixonada por Portugal e, claro, nos indicou um livro de lá. A obra Os Mais nos leva a uma Portugal dos anos 1800, imersa numa confusa história de amor, com muitas intrigas e com desfechos bem surpreendentes. “É impossível passar por alguns lugares em Lisboa e especialmente em Sintra e não me lembrar dessas histórias”, nos contou. Ela ainda lembra que algumas agências realizam um tour temático “Lisboa dos Maias” em Lisboa. Uma ótima pedida para quando pudermos viajar novamente.
Mas todo viajante profissional sonha em conhecer muitos lugares. Que tal então livros de viagem que te ajudam a inspirar o próximo destino? É o caso do 1000 Lugares para conhecer antes de morrer, livro indicado pelo César Trifone. “Não é só um guia pra dar aqueles “checks” nos lugares que já fui, mas também uma fonte de inspiração pra montar (ou até mesmo confirmar) roteiros das minhas viagens”, explicou. O influenciador nos contou até que já fez roteiros em que ficou na dúvida sobre ir ou não em um lugar específico e ao procurá-lo no livro – e encontrar – fez a decisão de conhecer aquele lugar.
E aí, que tal aproveitar essas dicas para viajar sem sair de casa? Depois nos conta o que achou. E se tiver dicas de livros de viagem, deixa nos comentários!
César Trifone
Brigado Tavinhu pelo convite. Adorei fazer parte da matéria! Os livros realmente nos fazem viajar quando não podemos ir fisicamente, né. Tudo de bom!