Roteiro indica o que fazer em Santos
Santos fica a pouco mais de 70km da capital, São Paulo, e se destaca por sua infraestrutura de hotéis, restaurantes, shoppings e atrações turísticas. A cidade, no litoral paulista, é uma ótima opção para quem deseja fugir da capital nos fins de semana e aproveitar praias, museus, bons restaurantes e até atrações infantis. Por isso, preparamos um roteiro com dicas para você descobrir o que fazer em Santos quando visitar a cidade.
São mais de 7km de praias com o maior jardim de orla do mundo – belíssimo e super bem cuidado, por sinal. As praias são separadas por canais e as que se destacam são a do Boqueirão, que tem uma feirinha de artesanato aos sábados e é a faixa de areia mais conhecida pelo seu projeto de despoluição do mar; a praia do Embaré, mais procurada por surfistas; e a Praia do Gonzaga, a parte mais badalada da cidade, onde inclusive acontece shows e eventos na praia. Quando estiver conhecendo o destino e quiser escolher o que fazer em Santos, uma ideia é rodar a orla de bicicleta, aproveitando a ciclovia. Alugue uma bike sistema compartilhado Bike Santos, e saia pedalando. Inclusive, não deixe de ir ao Quebra-Mar, também conhecido como Emissário Submarino, um lindo mirante com vista da orla, escultura de Tomie Ohtake, além de parquinho para crianças, pista de skate e feirinha de comidas. É um excelente lugar para ver o pôr do sol em Santos.
A parte do centro histórico é perfeita para quem curte cultura. Em sua lista preparada para viagem sobre o que fazer em Santos, não deixe de visitar também essa parte da cidade. A história da cidade está intimamente ligada ao café, por isso um dos destaque é o Museu do Café, que fica em um lindo prédio histórico onde ficava a Bolsa Oficial do Café, inaugurada em 1922, época em que a cidade era uma das maiores exportadoras de café do mundo. Hoje ainda é possível visitar a sala do pregão de grãos, onde se realizava as cotações dos preços do café, além de diversas fotos, documentos e maquinas que eram usadas para os vários tipos de grãos. Na saída, não deixe de conhecer a cafeteria, que já foi premiadas diversas vezes, e tem diversos tipos de café para você experimentar e levar para casa.
Uma das coisas boas de visitar o centro é que grande parte do que estará na sua lista do que fazer em Santos pode ser combinado no mesmo dia, já que a distância é curta e pode ser feito a pé. Do Museu do Café é possível caminhar pelas ruas e observar prédios tombados, grafittis, arte de rua e chegar a Igreja Santo Antonio de Valongo – que também fica ao lado dos bondinhos e Museu do Pelé. Aliás, os Bondinhos de Santos são outra atração imperdível. Inaugurado em 2002, acabou levando vida para o centro histórico, até então, um pouco esquecido por moradores e turistas. São 5 bondinhos que fazem um passeio por 50 minutos e passam por diversos pontos turísticos da cidade como a Catedral de Santos, o Outeiro de Santa Catarina, o Teatro Coliseu, a Casa do Trem Bélico, o Palácio Saturnino de Brito, a antiga estação Ferroviária, Monte Serrat, entre outros. O roteiro conta com dois pontos de paradas, onde você pode descer para conhecer as atrações de perto, tirar fotos e embarcar no próximo bondinho. No fim do passeio e de volta a estação do bondinho e só atravessar a rua para conhecer o Museu do Pelé, inaugurado para a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil. O museu conta com um acervo de mais de 2500 peças do craque além de diversos recursos interativos bem interessantes e está instalado em um casarão tombado de 1867, onde já foi o antigo casarão do Valongo.
Outro lugar que também não pode faltar em seu roteiro por Santos é a vista panorâmica de Monte Serrat. Um dos pontos mais altos da cidade que pode ser acessado por um bondinho funicular ou por uma escadaria de 402 degraus. Lá de cima, além de uma linda vista da cidade também é possível conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat, construído em 1609 e uma das atrações turísticas mais conhecidas da cidade.
Se sua viagem tiver criança, uma das mais importantes dicas sobre o que fazer em Santos é conhecer o Aquário de Santos, um dos maiores atrativos da cidade que foi inaugurado em 1945 pelo então presidente, Getúlio Vargas, e em 2006 foi totalmente reformado. Hoje conta com grande tecnologia e estudos além de 4 mil espécies de todo país em um ambiente de três mil metros quadrados. Por fim, uma voltinha ao Porto de Santos, apenas para ter noção da imensidão que é o maior Porto da América Latina, vale conferir.
Nossa colaboradora Erica Camargo, do site parceiro Nós na Trip, viajou a convite do Sheraton Santos.