Um passeio no Bonde de Santa Teresa
Qualquer roteiro no Rio deve pensar em incluir a Lapa e Santa Teresa. Bairros vizinhos ao Centro (que também merece uma visita), eles são a alma da boemia carioca. E entre as diversas atrações, certamente o passeio no Bonde de Santa Teresa é uma das mais interessantes.
Qual turista nunca quis tirar uma foto no Arcos da Lapa? O antigo aqueduto que levava água da nascente do Rio Carioca para o centro da cidade, hoje funciona ligação entre o ponto inicial do Bonde de Santa Teresa e o bairro que lhe deu o apelido. Os famosos bondes amarelos fazem a festa dos visitantes que registram o seu passeio desde debaixo dos Arcos da Lapa até aqueles que resolvem fazer um passeio no Bonde de Santa Teresa (não deixe de fazer!).
Vai visitar o Rio? Reserve clicando aqui o seu hotel e garanta o melhor preço!
Obs.: Quando você reserva um hotel por este ou qualquer link dentro do site, nós recebemos uma pequena comissão para continuar escrevendo matérias gratuitamente para você! E você paga o mesmo valor que se fizer direto pelo site do Booking.
A concessão das linhas de carris (os bondes) entre a cidade e os morros de Santa Teresa e Paula Mattos data de 1872, em uma época que boa parte do transporte no Rio de Janeiro era feito por bondes. A tração elétrica nos bondes só surgiu em 1892, permitindo que a viagem fosse feita com mais rapidez. Foi aí que com a expansão da linha do Bonde de Santa Teresa foi possível a utilização dos Arcos da Lapa (que se encontravam desativados) para o trajeto. Desde 1968 apenas a linha de Santa Teresa continuou sendo operada por bondes. Em 2013 começou o processo de renovação do Bonde de Santa Teresa, após dois graves acidentes ocorridos dois anos antes. No dia 27 de julho de 2015, após quatro anos parado, o Bonde de Santa Teresa voltou a operar com passageiros.
A estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo a estação do metrô Carioca. As estações e paradas são muitas (veja no mapa) e algumas merecem destaque. Próximo ao Largo do Curvelo é possível visitar o Museu Chácara do Céu, o Parque das Ruínas e a Escadaria Selarón. Já a parada do Largo dos Guimarães é conhecida por ser cercada por pequenas galerias de arte e os restaurantes e bares famosos do bairro de Santa Teresa. Aproveite cada parada para circular pelo bairro e se encante com a vista e os grafites que enfeitam ainda mais o passeio no Bonde de Santa Teresa.
Os horários de funcionamento são de segunda a sexta (08h às 17h40), sábado (10h às 17h40) e domingo (11h às 16h40). Os intervalos são de 20 minutos. O valor do passeio no Bonde de Santa Teresa é de R$ 20 e dá direito a ida e volta.