Jardim Botânico Cosmovitral é um dos motivos porque Toluca também deve ser visitada
Cerca de 65km distante da Cidade do México, Toluca é a capital do Estado do México. Apesar da proximidade com a capital do país, a cidade é mais conhecida por seu parque industrial e por isso pouco visitada por turistas. Mas quem se der a oportunidade de fazer uma day trip até o destino poderá, entre outras coisas, conhecer uma das joias do México: o Jardim Botânico Cosmovitral.
Bem no centro da cidade de Toluca, ao lado da praça central, o Jardim Botânico Cosmovitral pode até ser considerado pequeno se comparado a outros do mundo, apesar de abrigar mais de 500 espécies vegetais de diferentes lugares. Porém, seu principal atrativo é que tudo isso é apresentado dentro de um belíssimo prédio, contrastando com os imponentes e coloridos vitrais. A estrutura em vidro é a maior do mundo, com mais de 3000 metros quadrados de vitral. Seu tamanho e beleza impressionam e fazem desse atrativo um dos mais bonitos do México.
Construído inicialmente (1910) para ser um mercado, o prédio que abriga hoje o Jardim Botânico Cosmovitral de Toluca começou a ter destaque como ponto turístico em 1975, quando foi transformado em um espaço para a arte. Foi nessa época que Leopoldo Flores projetou os vitrais, que tem como tema “O homem e sua relação com o universo”. Ao todo são 71 módulos usando vinte e oito diferentes cores de vidro. De um lado predomina a cor azul, enquanto do outro o vermelho, destacando os antagonismos universais, tais como a luta entre a vida e a morte, o bem e o mal, a criação e a destruição, o dia e a noite. O principal painel é um sol ardente carregando a imagem de um homem, representando a humanidade em perfeita harmonia com as forças da natureza. O painel conhecido como “Homem do Sol” tem seu ápice no equinócio da primavera, quando o sol se alinha e por 20 minutos no fim da tarde os raios de sol passam pelo vitral dando a sensação de chamas.
Mas de qualquer maneira, seja em qual época do ano for, o Jardim Botânico Cosmovitral é uma atração que deve entrar o roteiro de quem visita a vizinha Cidade do México. Um prédio de tamanha beleza não pode mais continuar desconhecido pela maioria dos viajantes que visitam o país.
Nossa viagem para o México foi feita a convite do grupo IHG e contou com as parcerias do hotel Presidente InterContinetal Santa Fé, da Aeromexico e do chip internacional Mysimtravel.