Museum of Liverpool: onde conhecer mais sobre o destino e sua importância mundial
Andar pela orla do Rio Mersey é um dos atrativos de Liverpool. Por lá é possível ver prédios históricos da cidade, as edificações modernas que surgem a cada ano, encontra a famosa estátua dos Beatles, entre outras atrações. Mas, desde 2011 (ano da inauguração), um imponente e arrojado prédio de destaca na paisagem: é o Museum of Liverpool.
Construído no espaço que abrigava o Museum of Liverpool Life, o novo museu tem o propósito de apresentar através de sua coleção permanente e das exposições temporárias a história de Liverpool, do seu povo e demonstrar o lado global da cidade. Por isso mesmo se torna uma parada obrigatória em qualquer roteiro pelo destino. Mas o melhor é que Museum of Liverpool tem tanta coisa interessante para conhecer e ainda é gratuito.
Em uma cidade que remete imediatamente ao nome dos Beatles, quem passar por Liverpool até 22 de abril de 2019 terá ainda a oportunidade de ver a lindíssima e tocante exposição “Double Fantasy – John and Yoko”, que traz para o público pela primeira vez alguns objetos pessoais do casal que fazem parte da coleção pessoal de Yoko. A exposição celebra o encontro desses dois artistas que tão bem expressaram seu amor um pelo outro através da arte, música e cinema. A interessante mostra em cartaz no Museum of Liverpool mostra ainda a faceta ativista de ambos e tem espaço reservado para morte de John em emocionantes cartas escritas por Yoko na época.
Outra exposição interessante que tive oportunidade de ver (fica em cartaz até 31 de março de 2019) foi a “ Tales form the City”. A mostra marca o 50º aniversário da Lei de Ofensas Sexuais de 1967. Histórias, objetos e memórias da comunidade LGBT local ajuda a contar a timeline na luta pelos direitos civis da comunidade. Histórias individuais e grandes marcos de eventos nacionais se misturam para contar as cinquenta últimas décadas da comunidade LGBT local de uma maneira mais humanizada. Uma importante reflexão sobre o que já foi feito e um alerta que ainda precisa acontecer muito mais.
Mas, mesmo se você for depois que essas duas exposições acabarem, há bastante coisa interessante para ver no Museum of Liverpool. Na entrada do museu o visitante pode pegar no welcome desk informações sobre uma das trilhas temáticas para fazer lá dentro – Comunidade Negra, Comunidade Irlandesa, Comunidade Judaica, Para Crianças e do Pássaro que é símbolo da cidade. Entre os objetos mais interessantes para conhecer no Museum of Liverpool estão a Locomotiva Lion, que fazia o trajeto entre Liverpool e Manchester; a pintura “The Liverpool Cityscape”, de Ben Johnson; a réplica do Liber Bird, que é o símbolo da cidade; a maquete da Catedral Católica de Liverpool, projeto que nunca saiu do papel; a escultura “Liverpool Map”, de Inge Panneels e Jeffrey Sarmiento; e a réplica do Empire State Building feita de peças de Bakyo.
Nossa equipe viajou para Liverpool convidada pelo Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do Hope Street Hotel e do chip internacional Mysimtravel.