Semana Santa em Ayacucho no Peru
A Páscoa no Peru é celebrada em várias cidades, eu mesmo já acompanhei da janela do meu quarto em Cusco, a uma procissão na sexta-feira santa. Uma cidade onde se recomenda participar das celebrações da Semana Santa, é Ayacucho, pois trata-se de uma das manifestações religiosas mais emblemáticas dos Andes.
Ayacucho, mais conhecida como “Cidade das Igrejas” e a “Capital da Arte Popular e do Artesanato do Peru”, está a 45 minutos de avião de Lima. Para a Semana Santa, a cidade se prepara para uma das festas religiosas mais importantes do Peru. São 10 dias de atividades alegóricas que começam no Domingo de Ramos e terminam no Domingo da Ressurreição.
Durante esses dias, a população e os turistas participam de cerimônias e procissões religiosas, bem como de atividades culturais, artísticas e gastronômicas. A manifestação de devoção é simbolizada por uma majestosa caminhada piramidal de mais de 10 metros de altura, iluminada por 3 mil velas, e que é apreciada em todo o seu esplendor ao amanhecer no Domingo de Páscoa. Na gastronomia, o prato tradicional da Páscoa é o Chorizo Ayacuchano, preparado com carne de porco moída – símbolo de abundância e que pode ser provado em feiras gastronômicas e restaurantes da região.
Na parte histórica, a meia hora do centro da cidade há lugares históricos grandiosos imperdíveis. Entre eles está o complexo arqueológico pré-Inca de Wari, de 400 hectares, que em algum momento da história abrigava 40 mil pessoas. Outra parada obrigatória é a pitoresca cidade de Quinua. Ali se pode aproveitar para comprar o melhor do artesanato de Ayacucho. A 10 minutos de caminhada chega-se ao campo que foi o cenário da famosa batalha de Ayacucho, o último confronto entre as forças coloniais e independentes sul-americanas (9 de dezembro de 1824), e onde vários monumentos foram erguidos, sendo o de maior destaque um grande obelisco de 44 metros, em homenagem aos heróis caídos.
Se gostou da ideia de comemorar a Páscoa no Peru, faça a sua reserva de hotéis e compre o seu chip internacional para registrar todos os momentos e experiências que você irá vivenciar. Ao fazer através dos links dessa matéria, você ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado, sem pagar nada mais por isso.
Leia Também
Páscoa em Gramado, a capital brasileira do chocolate