A incrível experiência de andar em uma geleira na Nova Zelândia
Certamente um dos momentos mais especiais da nossa viagem foi quando tivemos a oportunidade de conhecer uma geleira da Nova Zelândia. Escolhemos a Franz Josef Glacier, um dos mais famosos da Ilha Sul e que tem como característica descer até a apenas 240 metros acima do nível do mar, em meio a uma floresta húmida temperada. A convite do Turismo da Nova Zelândia fizemos o passeio com o Franz Josef Glacier Guides, uma das maiores empresas especializadas nesse tipo de turismo.
Saímos de Queentown até Franz Josef, cidade de onde sai o passeio até a geleira. São cerca de quatro horas e meia de estrada em uma viagem um pouco cansativa já que passa por estradas pequenas, mas igualmente fascinante pelas lindas paisagens que pudemos observar ao longo do percurso. É preciso ficar atento ao horário reservado, já que é preciso chegar com antecedência, por isso o mais recomendável é marcar os passeios na parte da tarde e sair cedo de Queenstown. Fizemos a viagem com tranquilidade, conectados aos aplicativos de mapas com a conexão do Mysimtravel. Apesar de um pouco grande, a viagem passou com certa rapidez já que o caminho é muito bonito e a expectativa pelo passeio era grande. Chegamos a pequena, mas simpática cidade de Franz Josef e fomos direto ao Franz Josef Glacier Guides onde já começamos a nos preparar para a aventura. Depois do passeio, que é longo, almoçamos na cidade antes de seguir viagem. Pode ser interessante passar uma noite na cidade para ser menos cansativo e até mesmo aproveitar as Hoot Pools anexas, que o passeio que fizemos dava acesso, mas como tínhamos que pegar estrada nem aproveitamos.
Essa geleira na Nova Zelândia foi explorada pela primeira vez em 1865 pelo geólogo Julius von Haast, que batizou de Franz Josef Glacier em homenagem imperador Francisco José I da Áustria. A geleira fica a 5km do centro da cidade e uma caminhada de 20 minutos te levam até a base da montanha. A partir do estacionamento da Franz Josef você pode caminhar até os pontos de observação e ver essa imponente obra da natureza. Mas o interessante é mesmo fazer uma caminhada guiada até essa famosa geleira na Nova Zelândia ou, melhor ainda, fazer o passeio que inclui o voo de helicóptero e treeking com a Franz Josef Glacier Guides.
O passeio de helicóptero (Glacier Heli Hike) já é uma aventura e nos brinda com paisagens incríveis, mas é quando chegamos ao topo da montanha que começa a parte mais emocionante de um passeio por uma geleira na Nova Zelândia. O tour é feito com um grupo pequeno e com guia especializado. Além de cuidar da segurança e guiar pela Franz Josef Glacier, o guia vai contado histórias e curiosidades sobre o local. Isso torna o passeio ainda mais interessante porque vamos descobrindo, por exemplo, que o caminho feito no fim da tarde é totalmente diferente do feito pela manhã, já que a geleira está em constante movimento. É impossível não ficar fascinando pela beleza e gigantismo dessa geleira na Nova Zelândia. O tom de azul e branco contrastando com as pedras e o verde do vale ao redor deixam tudo muito bonito. Certamente você fará, assim como nós, um verdadeiro álbum de fotos no local. Os guida inclusive incentivam o uso da #FranzJosefGlacierGuides e se você for vamos adorar acompanhar as suas fotos com você marcando #MaiorViagem.
Confira abaixo um vídeo que fizemos com um resumo do passeio. No site do Franz Josef Glacier Guides você encontra também mais informações e todas a opções de passeios que eles oferecem. Poderá também através do site fazer a sua reserva. Certamente visitar uma geleira na Nova Zelândia será, assim como para nós, um dos melhores momentos da sua viagem.
Nossa viagem para Nova Zelândia contou com o apoio do Turismo da Nova Zelândia e do Mysimtravel.