Roteiro do whisky na Escócia
Um dos produtos mais famosos da Escócia é o whisky. Por isso, muitos visitantes ao chegarem no país não querem deixar de ter a experiência de provar essa típica bebida local. Chamada antigamente de água da vida, é a bebida nacional e o maior produto de exportação. A Escócia conta com mais de 100 destilarias ativa, por isso confira o roteiro do whisky na Escócia para a sua próxima viagem.
As destilarias da Escócia estão categorizadas em 5 regiões: Speyside, Highlands, Lowlands, Islay e Campbeltown. No processo de destilação a arte está no detalhe: na nascente da água, na origem da madeira do barril, na proximidade do mar ou no clima das montanhas. Cada elemento agrega um toque de sabor à bebida, o que garante tamanha diversidade em solo escocês. Cada uma destas cinco regiões influencia o uísque de forma diferente e dá à bebida características únicas – seja a maresia de Campbeltown, as algas de Islay, ou a água pura das Highlands. É tamanha diversidade e importância para o turismo local que o Visit Scotland tem um site especial apenas para ser um guia das destilarias.
Destas cinco, há duas regiões que concentram 80% das destilarias – Speyside e Highlands. Esta última abriga mais da metade das destilarias da Escócia. E aqui, perto de Inverness, fica uma sub-região chamada Speyside, perfeita para quem gosta de whisky puro malte. Um tour guiado finalizado com uma degustação do Benromach 10 Years Old, um tour com degustação seguido de uma visita ao museu da Glenvit, conhecer o lar do famoso Johnie Walker Blend com visitas guiadas e degustações personalizadas na Cardhu, conhecer os ciclos de vida dos barris que armazenam a bebida na Speyside Cooperage, conhecer a histórica Dallas Dhu e seu museu, experimentar algum dos variados passeios da Glenfiddich com uma mastreclass de pelo menos quatro maltes diferentes, passear pelo jardim vitoriano seguido do tour com degustação da Glen Grant, experimentar o whisky combiando com produtos escoceses na cafeteria da Glen Moray depois de conhecer o processo de criação do malte clássico Speyside e fazer um passeio pela destilaria histórica e pitoresca Strathisla são passeios obrigatórios em qualquer roteiro do whisky na Escócia.
Não deixe também de conhecer o Scoth Whisky Experience, um museu interativo que fica ao lado do Castelo de Edimburgo e explica as etapas do processo de destilação. Escolha o tour com degustação para provar provar uísques das diferentes regiões da Escócia e não se preocupe porque existe a opção de audio guide em português.
Para quem for a Escócia em maio há ainda a chance de conhecer o mais famoso festival dedicado a bebida do país. O Spirit of Speyside acontecerá em 2018 entre os dias 03/05 e 07/05. Mas também vale conferir o Islay Festival of Music & Malt, que reunirá música típica e whisky maltado entre os dias 25/05 a 02/06, e o Glasgow Whisky Festival, que acontecerá esse ano no dia 11/11.