Conheça o Museu do Tango em Montevidéu
Nos dias 07 e 08 de outubro, acontece o Dia do Patrimônio no Uruguai e neste ano, o festival mais popular do país homenageará os 100 anos de criação do tango “La Cumparsita” – patrimônio vivo e universal, estreado em 1917 no velho café “La Giralda”, em Montevidéu. Mas quem não estiver na cidade nesse período, pode conhecer mais sobre a história desta obra uruguaia no Museu do Tango.
Durante o festival de Dia do Patrimônio, turistas presentes no país poderão economizar na programação cultural do fim de semana de 07 e 08 de outubro, pois aproximadamente 400 locais abrirão suas portas ao público, oferecendo mais de 1500 programas culturais com entrada gratuita e/ou desconto. A abertura do festival acontecerá em Montevidéu, dia 7 de outubro, na esplanada do teatro Solís, no centro da capital uruguaia. Por lá, os expectadores poderão desfrutar da apresentação de Milonga.
Quem visitar a cidade fora dessa época, poderá ainda conhecer a história de La Cumparsita, tango cuja melodia foi criada e escrita no verão de 1917 pelo músico uruguaio Gerardo Matos Rodríguez. Pouco depois, a melodia recebeu arranjos musicais de Roberto Firpo – pianista, diretor de orquestra e compositor argentino, que mais tarde a tocou com sua orquestra pela primeira vez em público. É considerado o tango mais difundido no mundo, e as letras mais populares pertencem ao argentino Pascual Contursi, músico radicado em Montevidéu, amigo de Matos Rodriguez.
Hoje em dia, no lugar do antigo Café La Giralda, funciona o Museu do Tango, dando a possibilidade dos visitantes, que chegam a Montevidéu, conhecerem e sentirem o local onde o tango tocou pela primeira vez. O museu é um espaço que ganhou a reprodução quase que fiel do que foi o café em 1900. No seu interior, existe uma memorável coletânea das versões de La Cumparsita e também do tango. Para os que não são “Tangueiros”, mas curiosos, esse espaço apresenta a história do tango e suas origens de uma forma mais fácil de entender. O museu está localizado no piso térreo do Palácio Salvo, na Plaza Independencia e a visita guiada é atraente para todas as idades.