Turistas de quatro países terão acesso ao Brasil facilitado com visto eletrônico
A partir do final desse ano os turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão terão mais facilidade e comodidade para visitar o Brasil. É que todo o processo de solicitação de vistos, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão poderá ser feito pela internet, com a estimativa de que o processo completo dure apenas 48 horas.
A medida que posteriormente deverá ser implantada para turistas provenientes da Arábia Saudita, Qatar, Índia e China, será iniciada com esses quatro países por serem considerados estratégicos em números de visitantes e gastos no Brasil. Para se ter uma ideia, no ano passado 849 mil turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão vieram ao Brasil (15% do total de 6,6 milhões de estrangeiros que estiveram no país) e deixaram R$ 539 milhões na economia nacional. A previsão é que com a facilitação implantada no final de 2017, serão injetados R$ 1,4 bilhão extras na economia brasileira em dois anos.
Essa facilitação do visto eletrônico, prevista no Plano Brasil + Turismo, lançado na semana passada pelo Ministério do Turismo, trará um grande incremento ao setor, como também contribuirá para fortalecer a economia brasileira. Hoje o turismo representa cerca de 9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Números dos técnicos do WTTC (Organização Mundial de Turismo e Viagens) indicam que, conforme vão diminuindo as restrições ao visto de entrada, os países podem apresentar um crescimento de 5% a 25% em arrecadação.
O Brasil adota uma política de concessão de vistos com base no princípio da reciprocidade. Isso significa que pessoas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão, países que exigem vistos de cidadãos brasileiros para entrada em seus territórios, também necessitam de visto para viajar ao Brasil. Mas o visto eletrônico tem como objetivo facilitar a entrada desses turistas em terras brasileiras. Atualmente, o Brasil possui entendimentos bilaterais sobre isenção de vistos com cerca de 90 países.
Leia mais:
Confira a lista de países onde brasileiros não precisam de visto para entrar
Entenda os vistos e descomplique sua viagem
Prazos de validade do passaporte exigidos por diferentes países
Monica
Eu e meu marido queremos ir a Republica Dominicana passar as férias, em dezembro de 2017 retorno final de janeiro de 2018. Nossos passaportes estão válidos até maio de 2017. Teremos que renovar ou não.
Otavio Furtado
Oi Mônica, você só pode embarcar com passaporte válido.
José
Legal, tomara que eles nos tratem com o mesmo respeito quando formos para lá!