Camden Town, o bairro mais diferente de Londres
Que Londres é uma cidade para todas as tribos todo mundo sabe, mas se tem um bairro que mostra bem essa pluralidade londrina é Camden Town. Seu passado industrial ainda está evidente nas construções que hoje abrigam um pouco de tudo, mas atualmente é mais conhecido pelos seus famosos mercados, que vendem literalmente de tudo, pela gastronomia, entretenimento e, mais recentemente, pela sua ligação com a cantora Amy Winehouse que morava por lá.
Visitar Camden Town é uma diversão e você se sentirá em um lugar onde encontrará gente de todas as tribos. Por isso mesmo o bairro vem atraindo bastantes turistas, mas ainda mantém a sua essencialidade no público local que é frequentador e muitas vezes morador dali. Dispa-se de todos os seus preconceitos e vá conhecer esse lugar incrível, certamente será um dos passeios mais divertidos que você fará pela capital londrina.
Certamente a parte mais conhecida são os famosos mercados de Camden Town. E são alguns com características distintas. Ao sair da estação do metrô, que leva o mesmo nome do bairro, você já irá se deparar com diversas lojinhas que vendem de tudo. É uma do lado da outra com objetos que vão desde as tradicionais lembranças para turistas até roupas, acessórios e studios de tatuagem. Por isso, passear pelo bairro é ir descobrindo cada uma dessas lojas, e também dos mercados, e conhecendo suas características.
O mais antigo dos mercados é o Inverness Market Steet, bem pequeno e dedicado aos alimentos e por isso mesmo muito frequentado pelos moradores. Depois, em 1973 surgiu um dos mais famosos. O Camden Lock Market, que é famoso por vender o artesanato local e as barracas de comidinhas de todos os cantos do mundo. Hoje divide espaço também com o The Buck Street Market, no estilo camelódromo; o Stables Market, com suas inúmeras lojas que vendem de tudo, mas sempre de produtores locais, principalmente roupas, produtos para casa e até antiquário; o Camdem Lock Village, famoso pelas roupas vendidas; e o Eletric Ballroom que é considerado o mercado mais fashion (aberto apenas aos domingos).
Camden Town é uma delícia também na parte gastronômica. Seja nos restaurantes maiores, bares ou cafés, até mesmo nas barraquinhas dos mercados (destaque aqui para o Camden Lock Market) você encontrará todo tipo de comida, do mundo inteiro, e poderá com certeza se esbaldar por lá. A dica é mesmo ir rodando e ver o que mais te agrada. Opções não vão faltar.
Mas outra parte de Camden Town que vem atraindo cada vez mais turistas é a zona residencial. Quanto mais nos afastamos dos mercados podemos observar que o bairro é uma zona residencial bem tranquila e super simpática. Tanto que alguns artistas já moraram por ali. Certamente a mais famosa de todas era a cantora Amy Winehouse, que inclusive morreu em sua casa no bairro. O local virou agora um cantinho de adoração dos fãs, que usam a simpática pracinha em frente ao endereço da cantora (30, Camden Square), para fazer as suas homenagens.
Um passeio de um dia por Camden Town te mostrará um lado bem interessante e diferente de Londres. E não se esqueça de quando for reservar seu hotel na capital britânica fazer por esse link do Booking.com. Você ajuda a manter o Maior Viagem no ar sem pagar nada mais por isso.