Seguro viagem também oferece opções para cruzeiros
Muita gente só se preocupa com o seguro de viagem quando vai fazer alguma viagem internacional em que os países exigem o seguro para a entrada dos visitantes. Mas pouca gente se lembra que viagens mais próximas também podem ser mais tranquilas com a contratação do seguro. E isso inclui os cruzeiros que a partir desse mês fazem a sua temporada pelo Brasil e América do Sul.
Apesar da redução de 10 navios para 6 nessa temporada, muitos brasileiros estão com viagens marcadas para curtir os cruzeiros que partem dos portos de Santos e Rio de Janeiro. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos é de que mais de 300 mil viajantes aproveitem os mais de 100 roteiros oferecidos pelas 4 armadoras que trazem seus navios para o Brasil. E são esses viajantes que devem ficar atentos a contratação do seguro viagem para deixar as férias a bordo mais tranquilas.
Os navios disponibilizam atendimento médico a bordo, porém o serviço é pago pelo usuário se for utilizado. A assistência médica contratada deve incluir cobertura farmacêutica, odontológica, prática de esportes de lazer e repatriação sanitária para não trazer surpresas desagradáveis para o viajante. Segundo Gelson Popazoglo, diretor comercial da GTA, os problemas mais comuns enfrentados são indisposição intestinal ou em função dos impactos climáticos. Mas ele lembra que fraturas por quedas e outras complicações maiores podem acontecer a bordo e que o custo do atendimento pode significar uma despesa alta para quem já planejou toda a viagem. Por isso a indicação de contratar o seguro viagem, já incluindo no orçamento da viagem, e evitar surpresa financeiras desagradáveis. Embora menos comuns que nas viagens de avião, Gelson lembra que os seguros ainda podem deixar o passageiro resguardado quanto ao extravio de bagagem ou danos na mesma.
Leia mais:
Costa Cruzeiros traz dois navios para a temporada