Curtindo o Mid-Autumm Festival em Hong Kong
Uma das coisas mais legais em uma viagem é quando você é surpreendido ao chegar a um destino e teve a sorte de estar em uma data especial. Nem sempre conseguimos planejar nossas viagens para aproveitar esses momentos festivos, por isso mesmo ao descobrir que estaria em Hong Kong em uma das datas mais importantes para a cidade fiquei super feliz, e obviamente fiz adaptações ao roteiro para aproveitar e conhecer mais sobre a cultura local. E a minha sorte foi tão grande que estive na época do Mid-Autumm Festival em Hong Kong, uma das datas festivas mais importantes por lá.
O Mid-Autumm Festival cai no 15º dia do oitavo mês lunar, o que corresponde ao final de setembro e início de outubro. Sempre ocorre em período de lua cheia, e o formato redondo simboliza a unidade da cultura chinesa, quando famílias se reuniam para fazer ofertas expressando a gratidão pela colheita abundante. Uma dessas ofertas são os famosos mooncakes, que são preparados por todos os restaurantes e confeitarias de Hong Kong durante esse período (ganhamos uma caixa com deliciosos mooncakes do The Landmark Mandarin Oriental, que nos hospedou durante essa viagem).
Por isso, uma das coisas que devem ser feitas se você estiver em Hong Kong nessa época é provar os deliciosos mooncakes, feitos com gemas de ovos e sementes de lótus. Mas existem outras atrações do Mid-Autumm Festival em Hong Kong que você deve aproveitar para curtir. Por toda a cidade você verá as lanternas iluminadas até mesmo antes e depois do feriado que marca a comemoração da data. Shows, exposições, feiras com comida e artesanato local também marcam as comemorações, principalmente no Victoria Park, onde acontece a maior de todas as celebrações. É lá também que você poderá assistir a uma apresentação do Dragão de Fogo, que tem origem em uma dança feita por uma aldeia para parar uma série de má sorte que afligia o local. Essa aldeia é justamente onde hoje está a cidade de Hong Kong, e a tradição da dança e apresentação do Dragão de Fogo persiste até hoje. Para se ter ideia do gigantismo, erca de 300 artistas usam mais de 70.000 varas de incenso e três dias para construir um dragão de 67 metros, que consiste em 32 seções e cuja cabeça sozinha pesa 48kg.
Por isso, se puder programar sua viagem para esse período, vale a pena. Será uma atração a mais em Hong Kong, um destino que já é surpreendente e que vale muito a pena ser conhecido.