Eventos agitam a Holanda em setembro
O verão agita a Europa, e na Holanda não é diferente. Por isso, o mês de setembro é uma ótima época para conhecer o país e curtir uma série de eventos que acontecem por lá. Anota na sua agenda, escolha onde visitar e boa viagem.
Para começar, até 02 de setembro, a partir das 10h, visitantes podem testemunhar o queijo sendo tradicionalmente comercializado da mesma maneira que nos séculos passados no Mercado de Queijos de Alkamaar. O mercado é montado na Waagplein (“praça da pesagem”) no início da manhã e os comerciantes ajeitam os cerca de 2.200 queijos (30 mil kg) de excelente qualidade que ficam à espera dos compradores.
As flores, tão tradicionais no país, não poderiam ficar de fora. Em Zundert, nos dias 4 e 5, ocorre a tradicional Bloemencorso da cidade. Cerca de vinte vilas se unem, constroem e competem com os melhores carros alegóricos que puderem, decorados apenas com dálias. Todo trabalho é feito por voluntários, até mesmo o cultivo das flores. No fim de semana seguinte, Lichtenvoorde apresenta sua parada de dezenas de carros desfilando apenas com dálias, além de atividades paralelas como mercado ao ar livre e atividades oferecidas por hotéis e pubs.
Já o final do mês é pura arte. Entre 21 e 30 de setembro acontece o Festival de Filmes da Holanda, em Utrecht. Trata-se do mais importante do país, com filmes famosos ou de produção independente, ficção ou documentário, curta-metragens ou produções de TV. Além de centenas de filmes, o festival também organiza entrevistas, seminários e discussões. Já os dias 24 e 25 de setembro tem em Arnhem o Festival Mundial de Estátuas Vivas. Realizado anualmente no centro da cidade, é considerado o campeonato mundial semioficial no universo de estátuas vivas. É uma grande festa, com cerca de 200 artistas de todo o mundo e muito teatro de rua.