Grutas de Tolantongo: um oásis mexicano

O inverno não é só colocar casacos ou aproveitar a neve deslizando nas pistas de esqui. Para quem não gosta de curtir o frio, o México tem um local perfeito para conhecer e fugir do inverno nessa época do ano: as Grutas de Tolantongo.

Localizado a apenas 164 km da Cidade do México, no Estado de Hidalgo, trata-se de um paraíso entre montanhas com formações geológicas que, com o tempo, se tornou um espetáculo turístico. A vista inigualável do contraste verde da montanha com o azul turquesa das águas termais entrega uma experiência única aos visitantes.

É preciso sair da Cidade do México rumo a cidade de Ixmiquilpan, em Hidalgo, onde há um serviço de transporte até as Grutas Tolantongo. O serviço de ônibus e vans fica ao norte da cidade, no estacionamento San Antonio.  O caminho até o oásis durará aproximadamente 50 minutos, mas você pode ir curtindo a paisagem. De lá o visitante pode aproveitar as vans que partem com frequência com destino a Cardonal, onde ficam as Grutas de Tolantongo.

O local conta com um rio de canais montanhosos, cujas águas passam por rochas cálcicas e ganham essa incrível tonalidade de azul devido a dissolução das partículas de cal. O melhor de tudo: água quentinha a 38ºC onde é possível mergulhar e relaxar em meio a tanta natureza e beleza.

O rio passa por praticamente por toda a área e as pequenas piscinas naturais alinhadas naturalmente de ambos os lados da montanha e da gruta parecem estar perfeitamente acomodadas. Para melhorar a experiência turística, foram desenvolvidos serviços como aluguel de casas, acessórios para camping, cobertores, enfim, tudo que aqueles que chegaram ao local e decidiram ficar, mas não foram suficientemente preparados.

É preciso percorrer o parque para entender e experimentar o espaço. Há, por exemplo, uma caverna alagada para tomar um bom banho quente e curtir o vapor natural; há também a Puente Colgante, uma ponte para obter uma das melhores vistas da paisagem e certamente muitas fotos; há cachoeiras, piscinas de diversas profundidas e trilhas para caminhadas.

Related Posts

Primeiro comentário

  1. Edídina Arantes

    Não imaginava tamanha beleza. Encantada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *