Cervejarias em Belo Horizonte: um programa bem mineiro
Quem conhece Belo Horizonte sabe da fama que os moradores têm de adorar uma cerveja. O número de bares, quase sempre lotados, na cidade é impressionante. Mas a predileção por esse programa é tão grande que é possível encontrar cervejarias em Belo Horizonte que são um verdadeiro programa. Mais que bares, esses locais são uma ótima pedida para reunir os amigos e curtir a noite com boas cervejas e comidinhas saborosas. Fomos visitar as duas principais da cidade na última viagem e contamos o que você irá encontrar em cada uma delas.
Se resta alguma dúvida que mineiro adora cerveja, basta saber que Belo Horizonte é a única cidade brasileira que tem uma filial da famosa Hofbräuhaus – uma das mais famosas cervejarias de Munique, cidade onde se originou a oktoberfest. Visitar essa cervejaria é a chance de se sentir um pouco em Munique, já que a franquia mantém as principais características da sede alemã. Além das cervejas da marca, obviamente, o cardápio de comidas traz algumas opções que são iguais as servidas na Alemanha. Além disso, o ambiente com mesas compartilhadas, fundo do bar com as máquinas de produção de cervejas e até um beergarten (jardim ao ar livre para tomar cerveja com os amigos) estão presentes. Isso sem falar no tradicional brinde que acontece de tempos em tempos com a saudação em alemão, música e os presentes subindo na mesa para brindar. Delicie-se com as salsichas alemãs ou prove o tradicional frango assado com salada de batatas acompanhando o seu tipo de cerveja favorito (tem para todos os gostos). Se conseguir finalizar com um doce, até para quebrar o álcool, a pedida é a deliciosa apfelstrudel (strudel de maçã com creme de baunilha).
Mas se você preferir aproveitar que está em Minas e experimentar uma cerveja local, a pedida é o Templo Cervejeiro da Backer. Como o próprio nome diz, ali tudo gira em torno da bebida. O bar/restaurante foi construído no local onde a cerveja é fabricada (por isso fica numa área mais industrial da cidade), mas nem por isso deixa de ser aconchegante e um lugar bom para curtir. Aon contrário, o restaurante e também o jardim com um bar próprio foram planejados para receber os visitantes com toda comodidade. Costuma ficar bastante cheio e a dica é esperar no jardim aproveitando para começar a beber e comer, ou até mesmo como eu optar em ficar por ali mesmo. Diversos tipos de cervejas são servidos com petiscos e comidinhas deliciosas. Nesse caso o cardápio é mais para a culinária mineira. Linguiças, iscas de peixe, filet picadinho com queijo são opções típicas de bar, e é exatamente isso que você irá encontrar ali, apesar do menu também oferecer pratos mais completos para uma refeição. Destaque para os deliciosos pãezinhos que acompanham alguns petiscos. Em uma noite fria como a que visitamos o local, além do sabor, eles ajudam a manter a gente aquecido.
Escolha uma das duas opções, ou porque não visite ambas, e certamente você terá uma noite tipicamente mineira. Bebida boa, comida deliciosa e um ambiente agradável que convida a ficar por um bom tempo curtindo. Aproveite e saúde!
Essa viagem foi feita em parceria com o Ibis Styles BH Pampulha que nos hospedou.
Hofbräuhaus Belo Horizonte
Avenida do Contorno, 7613 – Lourdes
Tel.:(31) 3243-6500
Horários: Terça a sexta (18h à 0h), sábado (12h à 0h) e domingo (12h às 17h)
Templo Cervejeiro Backer
Rua Santa Rita, 221 – Olhos d’Água
Tel.: (31) 3228-3068
Horários: Terça (11h30 às 15h), quarta e quinta (11h30 às 15h30 e 18h à 0h), sexta e sábado (11h30 à 1h) e domingo (11h30 às 16h)