Roteiro de turismo etnológico no Mato Grosso
A Secretaria de Turismo do Estado do Mato Grosso lançou na semana passada a Rota Parecis, um novo roteiro de turismo que começa a ser trabalhado em Campo Novo do Parecis (390,9 km de Cuiabá). O roteiro etnológico permite ao turista vivência com a comunidade indígena e trilha nas Aldeias Wazare, Quatro Cachoeiras e Salto Utiariti.
A formatação do roteiro surgiu de um trabalho realizado entre as comunidades indígenas, prefeitura e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A aldeia Wazare está localizada às margens do Rio Verde onde é possível participar do dia a dia da comunidade indígena, assistir apresentações de dança, cantos, ouvir as histórias míticas do povo, fazer pintura corporal e ainda usar as vestimentas indígenas. O turista pode ainda fazer um passeio de barco e se banhar nas águas do Rio Verde.
A aldeia Quatro Cachoeiras localizada dentro da área indígena Utiariti, recebeu esse nome devido às quatro quedas d’água formadas pelo Rio Sacre. O local é de grande beleza cênica, ideal para contemplação. O salto Utiariti é um dos mais imponentes do Estado, formado pelas águas do Rio Papagaio, com uma queda de aproximadamente 90m. Vista do alto, pode-se perceber o formato semelhante ao contorno do Brasil. O turista pode além de contemplar, praticar rapel.
Além da Rota Parecis, o município oferece ao turista a prática de outras atividades como canoagem, ciclo turismo, expedição, mergulho, rafting e rapel. Para o cacique Rony Azoinace, da aldeia Wazare, o etnoturismo vem propiciando à comunidade uma alternativa de renda de forma sustentável, valorizando e difundindo a cultura indígena.