Parrilla argentina em Botafogo

Recentemente o Maior Viagem foi convidado para conhecer o Tragga, restaurante argentino especializado em carnes no bairro de Botafogo. O estabelecimento fica na área antigamente chamada Baixo Botafogo, na esquina das ruas Capitão Salomão e Visconde Silva. Nosso almoço de sexta-feira foi delicioso no restaurante e contamos um pouco mais.

chef-juan-funesO Tragga chegou ao Rio de Janeiro em 2012 para suprir a falta de restaurantes especializados em carne. Pioneira, a casa oferece carne argentina a bons preços, sob o comando do chef Juan Funes. Juan nasceu em Brasília mas tem raízes bem fortes tanto na Argentina como no Brasil, uma vez que é filho de mãe baiana e pai argentino, e essas raízes são evidenciadas em seus pratos.

O nome “Tragga” vem do verbo trazer. A ideia é que o cliente traga os amigos e a família para uma confraternização em torno da boa gastronomia. O restaurante que fica em uma casa de três andares em Botafogo, na Zona Sul do Rio, passou por uma reforma que levou um ano para se concretizar. Cada detalhe foi planejado pelo renomado arquiteto, Hélio Pellegrino, para oferecer requinte e conforto aos clientes. A porta de madeira de demolição de quatro metros de altura é um convite para aqueles que passam na rua.

Para os cadeirantes e deficientes, um elevador permite acesso ao restaurante, mostrando uma preocupação do local com seus clientes. O ambiente todo em madeira reúne no salão do primeiro andar o bar onde são feitos drinks na hora e a adega que oferece a maior carta de vinhos argentinos da cidade. O espaço com mais de cinco metros de largura, ao fundo do salão, abriga rótulos de todas as regiões produtoras da Argentina, selecionados pelo consultor e sommelier, Alexandre Lalas.

salao-tragga

No mezzanino, onde estava nossa mesa, o espaço é bem amplo e de frente para a cozinha que por ter janela de vidro, nos permite ver a preparação e montagem dos pratos que vão à mesa.

mezzanino-tragga

De início provamos as tradicionais empanadas, servidas com três recheios. Provamos os três: Criolla (carne agridoce, ovo, azeitonas e passas), Cordero (carne de cordeiro), todas gostosas, mas a minha preferida foi a Salteña (carne picada na faca, batata, pimentão e pimenta). Para acompanhar as empanadas escolhemos, por sugestão, dois drinks da casa: Ginger in Bramble (Gin Tanqueray, xaropes artesanais de gengibre e de amora, limão e raspas de siciliano) servido em copo baixo e o Spicy Jam (Ciroc Red Berry, amora, soda de pimenta e xarope artesanal de hibisco) servido em pote. Ambos refrescantes para o horário do almoço.

entrada-tragga

Uma das opções mais famosas na casa é o sanduíche de milanesa, mas como queríamos provar os cortes de carne mesmo, deixamos o sanduíche para uma nova visita ao restaurante no futuro. Como já tínhamos comido cordeiro nas empanadas, acabamos não escolhendo o pernil de cordeiro desossado. A escolha então ficou pelo Vacio (fraldinha) bem passado, Bombom argentino (servido no menu executivo de almoço de 2ª a 6ª) e eu escolhi o Ojo de Bife por ser um corte alto do miolo do contra-filé, já que prefiro carne ao ponto para mal passada.

De acompanhamento escolhemos Arroz “Parrilleiro”, Papas fritas “Provenzal” (batata frita coberta com alho e salsinha) e a Farofa especiale (feita de farinha panco com cebola, aji moído e castanha de caju). Foram excelentes escolhas, em especial a farofa, bem crocante, combinando bem com a minha carne, que estava super macia e no ponto perfeito. As porções de carne são bem grandes, o que torna o preço justo.

carnes-tragga

Como não podia deixar de provar a sobremesa, a sugestão foi a Panqueque (panqueca de doce de leite com sorvete), servida com doce de leite quentinho em contraste com o gelado do sorvete e igualmente saborosa.

panqueca-tragga

Foi um ótimo almoço, fomos muito bem servidos tanto em termos de comida como pelos garçons e gerente da casa. Certamente, uma opção de restaurante para famílias e amigos. A casa funciona de segunda a quinta, das 12:00h às 16:00h e das 19:00h à 0:00h; sexta e sábado, das 12:00h à 1:00; e aos domingos, das 13:00h às 22:00h.

Endereço: Rua Capitão Salomão, 74 – Humaitá – Tel.: (21) 3507-2235.

Leia mais:

Restaurante Tragga leva o melhor da culinária argentina para a Barra da Tijuca

Related Posts

2 Comentários

  1. Lulu Freitas | Let's Fly Away

    A empanada de cordeiro é muito, muito boa. Assim, como a panqueca! Só eles para mim já vale o restaurante. Excelente post. Já me deu vontade de voltar lá! rsrs

    1. Leo Vidal

      Oi Lulu,
      A panqueca estava divina, só de lembrar já fico com água na boca. As empanadas estavam bem gostosas mesmo. Queremos voltar também.
      Abraço
      Leo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *