Site revela itens mais contaminados em quartos de hotel
O site de planejamento e cálculos de viagem Travelmath divulgou uma pesquisa em parceria com o laboratório EmLab P&K mostrando quais itens são mais contaminados em quartos de hotel. Para essa avaliação uma equipe foi enviada a nove diferentes hotéis para coleta de amostras e contagem de bactérias. Os resultados mostram que as bancadas de banheiro e controles remoto lideram o ranking, porém a contaminação do hóspede pode diminuir muito com algumas medidas de higiene.
Hospedar-se em hotéis faz parte da vida de quase todos viajantes e por mais que os hotéis sejam limpos entre uma estadia e outra, nem tudo parece ser perfeito. O resultado mostrou que os quatro itens mais contaminados nos quartos de hotel são em ordem: bancada de banheiro, controle remoto, área de trabalho e telefone. A contagem de unidades formadoras de colônia (CFU) – indicador do número de bactérias – reduziu bastante após uso de desinfetante e sprays anti-bacterianos, bem como envolver o controle remoto em um plástico.
Esses itens são os mesmos quatro que lideram o ranking, independente da classificação do hotel por estrelas, variando apenas as colocações. Em hotéis 3 estrelas e 4 estrelas a bancada do banheiro é a que apresenta mais contaminação, porém nos hotéis 5 estrelas, o item mais contaminado é o controle remoto. O estudo que ainda foi mais aprofundado, mostra inclusive quais grupos de bactérias são mais predominantes em cada grupo de hotéis.