Uma experiência gastronômica MasterChef
Quem é fã dos reality shows de culinária certamente assiste o mais recente sucesso da TV brasileira: MasterChef. E como não se encantar com a doce representante feminina do trio de chefs que estão a frente do programa como jurados? Paola Carosella desperta a simpatia da maioria dos fãs do programa, aos quais eu me incluo. Por isso mesmo na minha última viagem a São Paulo aproveitei para conhecer o Arturito, famoso restaurante comandado pela chef.
Nascida na Argentina, Paola mantem as suas origens em muitas de suas receitas no restaurante. Segundo ela mesmo descrever em sua biografia no site oficial, abriu o Arturito em 2008 para ser um restaurante de comida simples, feitas com os melhores ingredientes disponíveis da cidade, com foco na cozinha mediterrânea, mas misturando suas origens. E exatamente isso que encontrei por lá: boa comida, em receitas simples, mas com um toque todo especial dos grandes chefs.
O local é pequeno, por isso mesmo sugiro chegar cedo para as refeições. Na minha primeira tentativa de conhecer o local a fila estava em 2 horas e meia de espera. Mas se você puder chegar cedo, ou tiver disposição de esperar, a experiência é válida. O ambiente é agradável, muito bem projetado para criar um clima gostoso e disponibilizar aos atendentes funcionalidade e rapidez, como as ilhas de objetos para mesa que estão estrategicamente colocadas entre os espaços da mesa. Dessa forma tudo que for solicitado ao garçom de básico em um restaurante – exceto os pratos de comida e as bebidas, obviamente – está facilmente ao alcance deles. Um detalhe, mas que faz toda a diferença na hora do atendimento.
Ao chegar a mesa o couvert da casa nos foi oferecido. Apesar de simples – pão de fermentação natural com manteiga – é uma experiência única já que o pão é feito no restaurante e é conhecido como um dos melhores de São Paulo. Aproveite para escolher um drink ou um vinho na carta de bebidas e saborear uma das entradas. Como a origem da chef é argentina não tive dúvida em escolher a empanada salteña, que é simplesmente divina. Umas das melhores que já experimentei, mesmo comparadas as que já comi na Argentina.
Na sequência escolhemos os pratos principais. Mais uma vez deixei o lado portenho da Paola falar mais alto e pedi o Prime Rib assado no forno a lenha com molho chimichurri e batatas Robuchon. O prato é para duas pessoas e realmente consegue satisfazer. A carne estava no ponto perfeito e já vinha fatiada. O sabor incrível a textura que praticamente desmanchava na boca. A batata é um ótimo acompanhamento já que não é pesado. Estávamos em três na mesa e por isso também pude provar o Tagliarini nero di seppia com lagostin frescas na manteiga, pedido pelo meu amigo, que também é uma ótima opção.
Para a sobremesa cada um da mesa fez uma escolha. Como sou chocólatra pedi o Pot de crème de intenso chocolate amargo e iogurte caseiro (e adorei a minha escolha!), mas ainda experimentei o sorvete artesanal de doce de leite (nada mais argentino) e o tiramisu mangiare, que apesar de ser uma sobremesa italiana também estava muito bom.
O cardápio da casa não é muito extenso, embora apresente opções bem diferenciadas que agradam aos paladares mais diferentes. Isso aliás tem sido recorrente nos restaurantes mais modernos, o que eu particularmente adoro já que evita uma leitura cansativa do menu. Mesmo assim quero voltar novamente ao restaurante para poder provar outros pratos que também me deixaram com água na boca.
Serviço
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 – Pinheiros – São Paulo (SP)
Horários: Almoço – 3ª a 6ª das 12h às 15h, sábados e domingos das 12h30 às 16h.
Jantar – 2ª a sábado das 19h às 23h30
Telefone: (11) 3063 4951
Fabio Pastorello
Que delícia. Ainda preciso conhecer, adoro a Paolla.
Otavio Furtado
É muito bom Fabio.. não deixe de ir!