Mostra comemora 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão
A partir de hoje, 28 de outubro a 18 de novembro o Tivoli São Paulo – Mofarrej traz para seu lobby a exposição Admirável Mundo Novo, Admirável Mundo Velho Ukiyo-e. Realizada pela Fundação Adachi Hanga, organizada pelo Atelier de Arte Yutaka Toyota e produzida por Adriana Rede, a mostra faz parte das festividades oficiais em homenagem aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão e trará xilogravuras contemporâneas que utilizam as técnicas Ukiyo-e e Adachi.
Parte do projeto Tivoli com Arte, que visa trazer arte para dentro dos espaços do hotel e para a vida de seus hóspedes e clientes, a exposição é composta por três partes. “A primeira é um conjunto de gravuras do Período Edo, antigo nome de Tóquio, criadas entre 1603 e 1867. A segunda é um panorama da arte com dez gravuras de dez artistas brasileiros impressas segundo a metodologia clássica. Já a terceira parte é um panorama da atual arte japonesa, atenta ao circunstancial e, ao mesmo tempo, impregnada da sua tradição filosófica”, explica o curador Jacob Klintowitz.
Para a ocasião foram selecionadas dez obras de artistas brasileiros e nipo-brasileiros – Yutaka Toyota, Ken’ichi Kaneko, Kazuo Wakabayashi, Antonio Henrique Amaral, Claudio Tozzi, Gilberto Salvador, Fang, Antonio Dias, Flávio-Shiró e Sérgio Lucena, que tiveram suas gravuras impressas seguindo a mesma consagrada técnica que era utilizada para gravar as imagens de mestres como Hokusai, Utamaro e Hiroshigee – e 30 obras de artistas japoneses.