Megido, a cidade do Apocalipse
Continuando nossa viagem pelo norte de Israel, outro ponto de interesse é o Parque Nacional de Megido. Localizado na entrada da cidade que leva o mesmo nome, esse parque recebe visitantes por sua importância histórica e, principalmente, por ser considerado o palco da Batalha do Juízo Final, o chamado Armagedom. Aliás o nome vem de “Har Meggido”, que significa colina de Megido, onde segundo a Bíblica os exércitos se reunirão para a batalha final, que foi erroneamente traduzido para Armagedom.
De qualquer maneira, o parque preserva as ruínas de uma antiga cidade-estado. Ao todo são 26 camadas de civilizações sobrepostas no mesmo local, o que demonstra a importância arqueológica do local. A parte superior da colina era uma cidade cananeia, uma fortaleza egípcia e uma proeminente cidade persa. Megido foi governada pelo Rei Salomão, e os restos da Porta de Salomão e seus estábulos, são duas das principais atrações até hoje. O Palácio de Marfim, onde foram encontrados um tesouro com marfim e joias valiosas é outra ruína destacada. Mas o que mais intriga os visitantes é realmente o complexo sistema de armazenamento de água e irrigação, do século IX A.C., que foi descoberto. Uma escada leva os visitantes até 30 metros de profundidade em um túnel de 70 metros de comprimento, em um dos momentos mais especiais e diferentes da visita.
Para visita Megido é simples, uma vez que o mapa fornecido na entrada do parque explica bem cada ponto de interesse. Importante ficar atento aos horários de fechamento já que caminha por todo o parque, principalmente na parte do sistema de águas, demanda tempo. Há também um interessante museu no início do parque, com informações sobre as escavações arqueológicas e até uma maquete de como seria a cidade antiga.
Mas claro que o local também desperta interesse por ser apontado onde acontecerá a Batalha do Juízo Final. O Livro das Revelações do Novo Testamento, também conhecido como Apocalipse, narra como será a guerra do fim do mundo. Segundo o relato, o confronto começa no céu entre o Arcanjo Miguel e um dragão de sete cabeças que é derrotada. Enviada à Terra, a fera – que represente o demônio – e seus seguidores infernizam a humanidade. Deus então despeja sua ira sobre as forças terrenas do mal abrindo cada um dos sete selos contidos no livro. Isso faz com que novos seguidores se juntem ao anti-cristo, que aparece com o intuito de fazer a cabeça das pessoas a travar uma batalha contra os céus. É quando Cristo retorna a Terra num cavalo branco e trava a batalha contra os exércitos reunidos por feras e reis para lutar contra ele. Essa batalha acontecerá em Megido.
Nossa viagem por Israel foi feita em parceria com Mysimtravel, que nos ajudou a chegar em todos os lugares nos mantendo conectados para utilizar os localizadores e mapas online.